Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tool and ideological knowledge in Street Outreach Office working process / Saberes ideológicos e instrumentales en el proceso laboral en el consultorio en la calle / Saberes ideológicos e instrumentais no processo de trabalho no Consultório na Rua

Kami, Maria Terumi Maruyama; Larocca, Liliana Muller; Chaves, Maria Marta Nolasco; Piosiadlo, Laura Christina Macedo; Albuquerque, Guilherme Souza.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 50(3): 442-449, June 2016. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-792774
Resumo OBJETIVO Identificar os saberes ideológicos e instrumentais que subsidiam o processo de trabalho do Consultório na Rua. MÉTODO Pesquisa qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada junto a 20 profissionais e seis usuários do Consultório na Rua de um município do sul do Brasil, por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados distintos para cada categoria de participantes. As classes resultantes foram analisadas à luz dos saberes ideológicos e instrumentais presentes no processo de trabalho. RESULTADOS Dos discursos dos participantes emergiram os saberes ideológicos políticas públicas e necessidades da pessoa em situação de rua e os saberes instrumentais dispositivos e instrumentos no cuidado à pessoa em situação de rua e agenda semanal. CONCLUSÃO Constatou-se a centralidade dos discursos no processo de trabalho, sustentado pelos saberes ideológicos. A dimensão estrutural da realidade objetiva da população em situação de rua foi perceptível na determinação social do situar-se na rua. Ao descortinar contradições no cotidiano, apontam-se limites a serem superados no âmbito do processo de trabalho.
Biblioteca responsável: BR1.1