Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de Anemia em Pacientes com Insuficiência Cardíaca / Prevalence of Anemia in Patients with Heart Failure

Cavalini, Worens Luiz Pereira; Ceulemans, Nico; Correa, Ramon Bedenko; Padoani, Patrick Willian; Delfrate, Edson Felipe Grudinski; Maluf, Eliane Mara Cesário Pereira.
Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.) ; 29(1): 6-12, jan.-fev.2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-797106
A prevalência de anemia bem como a morfologia das hemácias em pacientes internados porinsuficiência cardíaca (IC) não são totalmente conhecidos.

Objetivo:

Verificar a prevalência de anemia em pacientes diagnosticados com IC, caracterizar o seu padrão morfológico e verificar a sua associação com a classe funcional da NYHA.

Métodos:

Estudo transversal, retrospectivo, com 144 pacientes do Sistema Único de Saúde, internados por IC no Hospital da Cruz Vermelha, Curitiba, PR de janeiro de 2010 a julho de 2014. Dados sócio demográficos e informações do hemograma admissional foram obtidos nos prontuários dos pacientes. A análise do hemograma incluiu níveis de hemoglobina, volume corpuscular médio (VCM), concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) e índice de anisocitose (RDW). Os valores de referência para caracterizar a anemia seguiram orientação da Organização Mundial da Saúde.

Resultados:

População estudada com distribuição semelhante de sexo (52,8% homens), média de idade 67,8±13,8 anos e quase a totalidade (95,8%) se declarou de etnia branca. A prevalência de anemia nessa população foi 41,0%, a maioria (38,2%) correspondendo a graus leves e moderados. A classe funcional III (CF III) foi a mais prevalente (63,2%) seguida da CF IV (31,3%). A principal característica morfológica encontrada foi normocítica e hipocrômica com 49,1%. Encontrou-se correlação da anemia com o aumento da faixa etária (>60anos), com p=0,008.

Conclusões:

A prevalência da anemia em pacientes com IC foi maior nas faixas etárias mais avançadas, em CF III e IV, e a principal característica morfológica foi a normocítica e hipocrômica...
Biblioteca responsável: BR44.1