Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implicações psicológicas das lesões em atletas de judô paralímpico com deficiência visual / Psychological implications of injuries in paralympic judo athletes with visual impairments

Silva, Juliana Cristina da; Brandão, Maria Regina Ferreira; Bragança, Jaime Roberto; Magnani, Aline Iris Gil Parra; Polito, Luis Felipe; Zanetti, Marcelo Callegari.
Psicol. estud ; 20(3)jul.-set. 2015.
Artigo em Inglês, Português | INDEXPSI | ID: psi-69118
Uma lesão isola o atleta de sua atividade, ou, pelo menos, coloca-o em condições de não poder levar a efeito, com toda sua amplitude, os requerimentos da execução esportiva. Por isso, as lesões esportivas, em qualquer parte do corpo em que ocorram, influirão, sempre, em toda a pessoa do desportista. Assim, compreender e reconhecer as implicações psicológicas das lesões desportivas é muito importante, porque cada lesão apresenta um cenário de ajuste psicológico ao trauma físico. O presente estudoteve como objetivo verificar as implicações psicológicas das lesões esportivas em atletas de Judô Paralímpico com deficiência visual, bem como o processo de reabilitação. Foram avaliados 10 atletas, de ambos os sexos, com média de idade de 28,5 (±7,25) anos, por meio de uma entrevista semiestruturada composta por 13 perguntas formuladas pelos pesquisadores. As respostas às entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas à luz da análise do discurso. Os resultados mostraram sentimentos de medo, frustração, tristeza e pessimismo frente à lesão, bem como impaciência pelo retorno à prática esportiva. Na etapa de reabilitação, alguns atletas mostraram preocupação em não conseguir executar movimentos antes realizados. Já no retorno às atividades esportivas, apontaram medo e insegurança em ter uma nova lesão. Esses resultados levam a concluir que as respostas psicológicas frente aos traumas físicos são determinadas por um processo dinâmico de avaliação cognitiva, por parte do atleta, acerca da situação da lesão e de outros fatores relevantes. Ele avalia a intensidade e os efeitos da lesão e responde emocional e comportamentalmente a ela.(AU)
Biblioteca responsável: BR513.1