Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse percebido em profissionais do Programa Saúde Família / Perceived stress in professional Health Program Family

São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Coordenação de Gestão de Pessoas. Escola Municipal de Saúde. Núcleo de Comunicação e TV Corporativa; São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Comitê de Ética em Pesquisa; São Paulo (Cidade). Secretaria da Saúde. Rede São Paulo Saudável. Canal Profissional.
São Paulo; EMS. NCTVC; 30 jul. 2013. Vídeo (32:28 min.).(Insight - Gerando Novas Ideias).
Monografia em Português | Sec. Munic. Saúde SP, Comitê de Ética em Pesquisa-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Coordenação de Gestão de Pessoas-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Escola Municipal de Saúde-Produção, Sec. Munic. Saúde SP, Sec. Munic. Saúde SP | ID: sms-7119
O programa Insight do dia 30 de julho recebeu a presença do mestre doutorando em saúde coletiva pela UNIFESP e docente da Universidade Cruzeiro do Sul, da Universidade Mogi das Cruzes e da Escola de Terapias Orientais de São Paulo, Luiz Bernardo Leonelli, para falar sobre sua pesquisa e dissertação de mestrado, intitulada "Estresse percebido em profissionais da Atenção Primária à Saúde". Popularmente, o estresse é associado a tensões e pressões sofridas no cotidiano. Cientificamente, ele é causado por um conjunto de reações físicas ou psicológicas frente a agentes estressores de ordem ambiental, psicológica e de várias outras combinações, que podem levar a um desgaste, podendo se agravar posteriormente. "Nós temos uma fase adaptativa que é chamada de 'alerta', normalmente ela não gera distúrbios; temos outra fase que já dura algumas semanas de exposição que podem durar vários meses que é chamada de 'resistência' quando, por exemplo, a pessoa já começa a apresentar alterações orgânicas, alteração da pressão, da taxa de açúcar no sangue, distúrbios psicológicos; e depois uma fase que é chamada de 'exaustão'", explicou Luiz. O professor também disse que sua pesquisa estava direcionada na atenção primária à saúde voltada para as equipes de saúde da família, envolvendo todas as categorias, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, e normalmente, dentro das equipes de saúde, são os agentes comunitários e enfermeiros que apresentam maiores dados relacionados a sintomas e condições crônicas de estresse.
Biblioteca responsável: BR2094.1