Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade dos registros de Hanseníase no sistema de informação de agravos de notificação em Teresina, Piauí, 2012 / Quality of leprosy records in the information system of notification of diseases in Teresina, Piauí, 2012

Aguiar, Yatamiris Pâmela da Silva.
Rio de Janeiro; s.n; 2015. 80 p. mapas, tab, graf.
Tese em Português | TESESFIO, FIOCRUZ | ID: tes-6830

Introdução:

A hanseníase é uma doença transmissível crônica, negligenciada e de notificação compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O uso e gerenciamento das informações disponíveis no SINAN servem de subsídio para as ações de monitoramento e avaliação dos serviços em saúde. No entanto, a garantia de uma informação de qualidade é condição imprescindível para a tomada de decisões baseadas em evidências.

Objetivo:

analisar a qualidade dos registros de hanseníase no SINAN de Teresina, Piauí, no ano de 2012, sob os aspectos da completitude, consistência e confiabilidade.

Metodologia:

trata-se de um estudo epidemiológico descritivo; as fontes de dados utilizadas foram os registros do SINAN local e dados coletados de prontuários em Unidades Básicas de Saúde. A população do estudo foi composta pelos registros de casos novos de hanseníase notificados em 2012. Estudaram-se variáveis de completitude (identificação, clínica, atendimento, laboratorial e tratamento), consistência (número de lesões cutâneas x classificação operacional; classificação operacional x esquema terapêutico; forma clínica x classificação operacional e forma clínica x esquema inicial) e confiabilidade (classificação operacional; avaliação do grau de incapacidade; baciloscopia e esquema terapêutico). (...)

Conclusão:

Espera-se que apresente análise da qualidade da informação, nas dimensões da completitude, consistência e confiabilidade do SINAN de hanseníase em Teresina possa orientar o planejamento, implementação e avaliação de programas de prevenção e controle da hanseníase, além de, reconhecer a importância de profissionais de saúde capacitados e estimular mudanças nas práticas de diagnóstico da hanseníase neste município. (AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: ENSP; T614.546098122, A282q