Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pre- and postnatal evaluation of offspring rats exposed to Origanum vulgare essential oil during mating, gestation and lactation / Avaliação pré e pós-natal da prole de ratos expostos ao óleo essencial de Origanum vulgare durante acasalamento, gestação e lactação

Hollenbach, Clarissa Boemler; Stedile, Rafael; Mello, Fabíola Peixoto da Silva; Bing, Rafaela Scheer; Rosa, Patrícia Pisoni da; Rodrigues, Maria Regina Alves; Mello, Fernanda Bastos de; Zanette, Régis Adriel; Mello, João Roberto Braga de.
Ci. Rural ; 47(1): 1-6, jan. 2017. tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-684131
Apesar do aumento do uso do óleo essencial de orégano (Origanum vulgare L.) para fins terapêuticos, o desenvolvimento pré e pós-natal da progênie de animais expostos a este óleo ainda não foi avaliado. Partindo das suspeitas prévias de genotoxicidade desse óleo, neste estudo, ratos Wistar adultos foram expostos a diferentes doses do óleo essencial de orégano (3, 9 e 27% vol/vol) durante o acasalamento, a gestação e a lactação. Para a avaliação pré-natal, o desenvolvimento gestacional foi observado e os úteros inspecionados, assim como os índices reprodutivos das fêmeas, como a taxa de acasalamento, de gestação, parto e perdas pós-implantação. Na avaliação pós-natal, observou-se o desenvolvimento motor, neuroendócrino e comportamental da prole. Observou-se, diariamente, o peso das ratas e sinais de distocia. Após o parto, as características de desenvolvimento e testes de reflexos dos filhotes foram avaliadas, enquanto que, na puberdade, foram realizadas análises histopatológicas e dosagem hormonal. Adicionalmente, na idade adulta, esses ratos foram submetidos ao teste de comportamento em campo aberto e ao comportamento sexual. As principais diferenças entre os grupos foram nos índices de acasalamento, de gestação e de perdas pós-implantação (P < 0,01). Os resultados demonstram que o tratamento da geração parental com óleo essencial de orégano tem potencial para afetar os índices reprodutivos das ratas e o desenvolvimento dos fetos na maior dose utilizada, mas sem causar toxicidade materna e alterações no desenvolvimento geral e comportamental da sua progênie.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1