Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bat assemblage of Guaribas Biological Reserve, an Atlantic forest conservation unit in North-eastern Brazil: Results of a two-stage long-term survey / Assembleia de morcegos da Reserva Biológica de Guaribas, uma unidade de conservação da Mata Atlântica no Nordeste do Brasil: resultados de um estudo de longa duração em duas etapas

Zeppelini, Caio Graco; Jerônimo, Isabela; Rego, Karlla Morgana da Costa; Fracasso, Maria Paula de Aguiar; Lopez, Luiz Carlos Serramo.
Acta Sci. Biol. Sci. ; 38(3): 365-369, jul.-set. 2016. mapas, tab, graf
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-686661
Inventários são a base de qualquer trabalho com biodiversidade, com sua importância exacerbada dada a crise ambiental atual. Morcegos são um dos grupos de mamíferos mais diversos, com alta versatilidade ecológica, e se apresentam como bons bioindicadores para monitorar impactos ambientais. O presente trabalho é um inventário de morcegos em longo prazo, dividido em duas etapas, numa reserva biológica de Floresta Atlântica no Estado da Paraíba, Brasil. A primeira etapa capturou 187 indivíduos de 24 espécies, o segundo registrou 1073 indivíduos de 11 espécies, sendo a diversidade deste um subgrupo da diversidade do primeiro, como apontado pelo teste de Mann-Whitney. O segundo estágio foi mais eficaz em acumular indivíduos, enquanto o primeiro acumulou espécies mais eficientemente. O estimador de diversidade Chao 1 apontou que o inventário foi eficiente em registrar 93,75% da riqueza de espécies prevista para a área, e que estimadores de diversidade são mais confiáveis para avaliar suficiência amostral que métodos baseados em número mínimo de capturas. O inventário registrou cerca de 42% da riqueza de espécies conhecida para o Estado da Paraíba, assim como incluiu um novo registro, Natalus stramineus, ressaltando que a riqueza de espécies de morcegos no estado está por ser suficientemente estudada.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1