Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Binge drinking, alcohol outlet density and associated factors: a multilevel analysis among adolescents in Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil / Consumo excessivo episódico de álcool, densidade de locais de venda de bebidas alcoólicas e fatores associados: uma análise multinível entre adolescentes em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil / Consumo de alcohol compulsivo, densidad de locales de venta de alcohol y factores asociados: un análisis multinivel entre adolescentes procedentes de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil

Martins, Juliana Gabrielle; Guimarães, Mariana Oliveira; Jorge, Kelly Oliva; Silva, Carlos José de Paula; Ferreira, Raquel Conceição; Pordeus, Isabela Almeida; Kawachi, Ichiro; Zarzar, Patrícia Maria Pereira de Araújo.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 36(1): e00052119, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1055619
O estudo teve como objetivo avaliar a prevalência de consumo excessivo episódico de álcool entre adolescentes e a associação com a densidade de locais de venda de bebidas alcoólicas no entorno das escolas. Um estudo transversal foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, com 436 estudantes de segundo grau entre 17 e 19 anos de idade matriculados em 18 escolas públicas e privadas. Os estudantes responderam perguntas do Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT-C) sobre consumo de álcool pelos pais e irmãos, além de características socioeconômicas (tipo de escola, escolaridade materna). Foram utilizados dados de sistemas de informações geográficas para calcular a densidade de locais de venda de bebidas alcoólicas em torno das escolas participantes. A associação entre variáveis independentes e consumo excessivo episódico de álcool foi investigada por análise de regressão logística multivariada (p < 0,05) com interceptos randômicos e inclinações fixas. Foi adotada uma estratégia de modelagem sequencial em três passos. A prevalência de consumo excessivo episódico de álcool foi de 39,9%. O consumo de álcool entre adolescentes foi mais baixo naqueles que estudavam em áreas com baixa densidade de locais de venda de bebidas alcoólicas em torno das escolas (OR = 0,32; IC95% 0,14; 0,73), e o consumo de álcool pelas mães esteve associado ao consumo excessivo episódico de álcool pelos adolescentes (OR = 1,94; IC95% 1,14; 3,30), Em conclusão, consumo excessivo episódico de álcool por adolescentes mostrou associação com a densidade de locais de venda de bebidas alcoólicas no entorno das escolas e com o consumo materno de álcool.
Biblioteca responsável: BR1.1