Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dor de dentes e fatores associados entre adolescentes de um município de grande porte populacional no Nordeste brasileiro / Tooth pain and associated factors among adolescents of a large population municipality in Northeastern Brazil

Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino; Porto, Érika; Ferreira, Luizy Raquel Barbosa Oliveira; Gomes, Monalisa da Nóbrega Cesarino; Granville-Garcia, Ana Flávia; D'Avila, Sérgio.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 25(2): 673-682, Feb. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1055826
Resumo O objetivo deste estudo foi descrever e analisar o histórico de dor de dente e seus fatores associados, entre adolescentes de escolas públicas de um município do Nordeste do Brasil. Realizou-se uma pesquisa observacional, descritiva, quantitativa e transversal, através da aplicação de quatro questionários junto a 458 adolescentes. Pela análise bivariada, a prevalência de dor de dente na vida foi alta entre os adolescentes de menor idade (76,9%; p = 0,004), que visitaram o Cirurgião-Dentista alguma vez (74,8%; p = 0,001) e que relataram medo frente ao atendimento odontológico (74,9%; p = 0,006). Todavia, nos últimos 6 meses, a prevalência de dor de dente foi baixa, na qual os adolescentes do sexo masculino (77,4%; p < 0,001) e de maior idade (73,1%; p = 0,031) relataram justamente não terem sentido dor. Quando da análise multivariada, a maior prevalência de dor de dente na vida se manteve entre os adolescentes de menor idade (76,9%; p = 0,003) e que relataram medo (74,9%; p = 0,006). A prevalência de dor de dente nos últimos 6 meses se manteve baixa na análise multivariada, entre os adolescentes do sexo masculino e de maior idade. Conclui-se que a prevalência de dor de dente na vida foi maior do que nos últimos 6 meses, havendo associação significativa com os fatores sexo, idade, visita ao Cirurgião-Dentista e sensação de medo.
Biblioteca responsável: BR1.1