Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Accidental poisoning in children and adolescents admitted to a referral toxicology department of a brazilian emergency hospital / Intoxicações exógenas acidentais em crianças e adolescentes atendidos em um serviço de toxicologia de referência de um hospital de emergência brasileiro

Vilaça, Luciana; Volpe, Fernando Madalena; Ladeira, Roberto Marini.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1057217
RESUMO

Objetivo:

Descrever o perfil dos atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de intoxicações exógenas acidentais e os fatores associados às internações hospitalares.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal com base na revisão dos registros de todas as intoxicações acidentais de indivíduos com até 19 anos de idade, atendidos no setor de toxicologia de um hospital público de referência em 2013, excluídos os acidentes com animais peçonhentos e insetos. A intencionalidade da intoxicação foi baseada nos relatos. Foram calculadas percentagens e frequências para as variáveis qualitativas, e medidas de tendência central e de dispersão das variáveis quantitativas contínuas. Foi realizada análise múltipla, utilizando regressão logística binária para identificar as variáveis associadas à internação hospitalar das vítimas atendidas.

Resultados:

Em 2013, foram identificados 353 atendimentos em crianças e adolescentes. A faixa etária mais prevalente foi a de zero a quatro anos (72,5%), e predominaram indivíduos do sexo masculino (55%). A maioria dos atendimentos foi de pacientes residentes na região metropolitana (83%). Noventa por cento das intoxicações ocorreram nos domicílios; 82,7% se deram pela via oral, especialmente por medicamentos (36,5%) e produtos de limpeza (29,4% de todas as intoxicações). Resultaram em internações 12,2% dos casos, ocorrendo um único óbito. As variáveis associadas à internação foram residir fora do município sede (razão de chances [OR]=5,20; intervalo de confiança de 95% [IC95%] 2,37-11,44) e o envolvimento de mais do que uma substância na intoxicação (OR=4,29; IC95% 1,33-13,82).

Conclusões:

O ambiente doméstico é o principal local em que ocorrem as intoxicações em crianças e adolescentes, especialmente por ingestão de medicamentos e produtos de limpeza e abaixo de quatro anos de idade. Esses achados justificam a priorização de ações preventivas direcionadas para esse perfil de acidentes.
Biblioteca responsável: BR1.1