Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussions of family violence: oral history of adolescents / Repercusiones de la violencia intrafamiliar: historias orales de adolescentes / Repercussões da violência intrafamiliar: história oral de adolescentes

Magalhães, Júlia Renata Fernandes de; Gomes, Nadirlene Pereira; Mota, Rosana Santos; Santos, Raiane Moreira dos; Pereira, Álvaro; Oliveira, Jeane Freitas de.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20180228, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1057733
RESUMO

Objetivo:

Conhecer as repercussões da vivência de violência intrafamiliar a partir da história oral de adolescentes.

Método:

Pesquisa qualitativa, fundamentada no método da História Oral, realizada a partir de entrevistas com adolescentes matriculadas(os) em uma escola pública de Salvador, Bahia, Brasil. Os dados foram sistematizados conforme a análise temática e respaldados em referenciais teóricos sobre violência intrafamiliar e adolescência.

Resultados:

A violência intrafamiliar implica adoecimento físico associado aos danos decorrentes da agressão física e à somatização do evento violento, bem como compromete a saúde mental, suscitando sentimentos de tristeza profunda, comportamento de autolesão e ideação suicida. Todos esses fatores prejudicam as relações interpessoais, o desempenho escolar, bem como vulnerabiliza para o uso de álcool. Considerações Finais O estudo aponta sinais sugestivos do agravo, a partir dos quais os profissionais deverão proceder a investigação no sentido de refutar ou confirmar a vivência do fenômeno, bem como intervir diante dos casos.
Biblioteca responsável: BR1.1