Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Theater of the Oppressed and bullying: nursing performance in school adolescent health / Teatro del oprimido y el bullying: el desempeño de enfermería en la salud escolar de los adolescentes / Teatro do Oprimido e bullying: atuação da Enfermagem na saúde do adolescente escolar

Alencastro, Lidiane Cristina da Silva; Silva, Jorge Luiz da; Komatsu, André Vilela; Bernardino, Fabiane Blanco Silva; Mello, Flávia Carvalho Malta de; Silva, Marta Angélica Iossi.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20170910, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1057768
RESUMO

Objetivo:

avaliar os efeitos de uma intervenção baseada no Teatro do Oprimido na redução do bullying escolar.

Método:

estudo quase-experimental, realizado com 232 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade de Cuiabá-MT. Realizou-se uma intervenção com o Teatro do Oprimido, metodologia teatral criada por Augusto Boal e inspirada na obra "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, em que uma escola compôs o grupo de intervenção, e a outra escola, o grupo de comparação. Ambos os grupos foram avaliados quanto ao envolvimento em situações de bullying antes e depois da realização da intervenção. Para análise dos dados, utilizaram-se modelos de Regressão de Poisson com efeito aleatório.

Resultados:

o grupo de intervenção apresentou redução significativa na vitimização direta (agressões físicas e verbais).

Conclusão:

o Teatro do Oprimido representa uma estratégia importante na redução da vitimização por bullying entre adolescentes escolares.
Biblioteca responsável: BR21.1