Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Child mental health care in the context of the Family Health Strategy: an evaluative study / Cuidado en salud mental infantil en el contexto de la Estrategia de Salud de la Familia: estudio evaluativo / Cuidado em saúde mental infantil no contexto da Estratégia da Saúde da Família: estudo avaliativo

Carvalho, Juliana de; Duarte, Maria de Lourdes Custódio; Glanzner, Cecília Helena.
Rev. gaúch. enferm ; 41(spe): e20190113, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1093865
RESUMO

Objetivo:

Avaliar o cuidado em saúde mental à criança no contexto da Estratégia de Saúde da Família - ESF, a partir da perspectiva dos profissionais.

Métodos:

Estudo qualitativo, tipo estudo de caso, utilizou-se a Avaliação de Quarta Geração como referencial metodológico. Participaram 14 profissionais de duas equipes da Estratégia de Saúde da Família do município de Porto Alegre/RS. A coleta de dados ocorreu entre maio e agosto de 2018, consistiu em observação e entrevista através do círculo hermenêutico dialético, e análise através do Método Comparativo Constante.

Resultados:

Emergiu a categoria analítica Cuidado de Saúde Mental destinado à Criança relacionada visita domiciliar, rede de cuidados, matriciamento, reunião de equipe e espaço na agenda médica.

Conclusões:

Os resultados demonstram que a ESF se constitui em um importante espaço de cuidado psicossocial, ao mesmo tempo encontra fragilidades no trabalho intersetorial e necessita de apoio da rede de serviços de saúde mental para o acompanhamento de crianças e famílias.
Biblioteca responsável: BR1.1