Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto das mensagens de texto para redução do absenteísmo às consultas especializadas: um estudo aleatorizado / Impacto de los mensajes de texto para reducir el absentismo en consultas especializadas: un estudio aleatorio / Impact of text messages to reduce absenteeism in specialized consultations: a aleatorized study

Grassi Rodrigues, Jonathan; Fiorin Anhoque, Carolina; de Vasconcelos, Karla Anacleto; dos Santos Neto, Edson Theodoro; Izoton de Sadovsky, Ana Daniela; Zandonade, Eliana.
Rev. cub. inf. cienc. salud ; 31(3): e1566, tab, fig
Artigo em Português | LILACS, CUMED | ID: biblio-1138872
O objetivo deste estudo foi testar o impacto de um lembrete por mensagem de texto eletrônica, via WhatsApp®, sobre a taxa de absenteísmo nas consultas de subespecialidades pediátricas. Este estudo aleatorizado foi composto por um grupo controle e um experimental. Os participantes do grupo experimental receberam um aviso por WhatsApp® lembrando a data da consulta. Foram incluídos no estudo todos os usuários agendados (primeira vez e retornos) para consultas de subespecialidades pediátricas. Para as análises foi calculado os percentuais e realizou-se o teste Qui-quadrado de associação. Um total de 998 participantes foram incluídos para análise. A maioria dos participantes era do sexo masculino (59 porcent). A taxa de absenteísmo no grupo experimental foi de 24 porcent e no grupo controle, 25,5 porcent, representando uma diferença de 1,5 porcent (p= 0,580). A taxa de absenteísmo era particularmente mais alta para consultas agendadas na segunda-feira, com 30 porcent (p= 0,009). Globalmente, o uso de lembretes por mensagens de texto em estudos com diferentes populações reduz a taxa de absenteísmo. No entanto, nossas descobertas sugerem que o envio de mensagens de texto via WhatsApp® como lembretes de consulta não é uma ferramenta eficaz na redução do absenteísmo de subespecialidades pediátricas(AU)
Biblioteca responsável: CU1.1