Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Busca de qualidade e segurança no cuidado ao filho: interações familiares com profissionais de Home Care / Búsqueda de calidad y seguridad en cuidado al hijo: interacciones familiares con profesionales del Home Care / Search for quality and safety in child care: family interactions with home care professionals

Leite, Roberto Corrêa; Ribeiro, Circéa Amalia; Cunha, Mariana Lucas da Rocha; Maia, Edmara Bazoni Soares; Ben, Luiza Watanabe Dal; Almeida, Fabiane de Amorim.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210236, 2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1346041
RESUMO Objetivo compreender a vivência do cuidador familiar de crianças/adolescentes assistidos pela equipe multiprofissional em Home Care. Método estudo qualitativo, tendo o Interacionismo Simbólico como referencial teórico, realizado com nove famílias de crianças/adolescentes em internação domiciliar, atendidas em uma empresa de Home Care localizada em São Paulo. Os dados foram coletados entre abril e outubro de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, e submetidos à análise qualitativa de conteúdo convencional. Resultados as subcategorias Vivendo em constante estado de alerta e Dando um passo à frente para garantir um cuidado seguro e qualificado evidenciaram que os familiares ressignificam o cuidado, mostrando-se alertas, no sentido de redirecionar suas ações para prover uma assistência idealizada. Conclusão o Home Care exige dos familiares o enfrentamento de novos desafios e difíceis adaptações, além da preocupação com a segurança e qualidade do atendimento, levando-os a desenvolverem estratégias para lidar com a situação. Implicações para a prática os discursos dos familiares sinalizam a urgência da inserção da temática do cuidado pediátrico em Home Care nas pautas de debates e discussões acadêmicas, e seu desdobramento em investimentos por parte de gestores e serviços de atendimento domiciliar, a fim de garantir uma assistência segura à criança/adolescente e sua família.
Biblioteca responsável: BR442.1