Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de adolescentes sobre a transmissão do HIV/AIDS nas relações sexuais: vulnerabilidades e riscos / Representaciones sociales de adolescentes sobre la transmisión del VIH/AIDS en relaciones sexuales: vulnerabilidades y riesgos / Social representations of adolescents about HIV/AIDS transmission in sexual relations: vulnerabilities and risks

Garcia, Esmelsy Cabrera; Costa, Ivoneide Ribeiro; Oliveira, Regina Celia de; Silva, Carlos Roberto Lyra da; Góis, Amanda Regina da Silva; Abrão, Fátima Maria da Silva.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 26: e20210083, 2022. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1346056
RESUMO Objetivo compreender as representações sociais de adolescentes sobre vulnerabilidades e riscos para contrair o HIV/Aids nas relações sexuais. Método estudo de representações sociais, realizado a partir de entrevistas individuais com 15 adolescentes e grupo focal com oito adolescentes de uma escola pública do Recife, Pernambuco, Brasil. Os dados foram coletados no período de maio a outubro de 2016. Para tratamento dos dados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo temática-categorial com o auxílio do Software QSR Nvivo11. Resultados as categorias riscos de contrair HIV/Aids nas relações sexuais; e dos riscos de contrair HIV/Aids nas relações sexuais às vulnerabilidades abrigam os temas não usar preservativo, ter usado álcool e/ou drogas, ter vários parceiros, ter dificuldades de acesso aos serviços de saúde e de educação sexual nas escolas; e não ter conversas com os pais ou familiares. Conclusão e implicações para a prática compreendeu-se que as representações sociais circulam no imaginário e no ambiente escolar, interferindo na realidade dos adolescentes. Propõe-se priorizar políticas públicas focadas nas dimensões emocionais, afetivas e sociais.
Biblioteca responsável: BR442.1