Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre sedentarismo e nívelsocioeconômicoemadolescentes / Association between physical inactivity and socioeconomic status in adolescents

de Moura Carlos, Fabiangelo; Alves de Sousa, Paulo Henrique; Gonçalves Campos, Cezenário; Lamounier, Joel Alves; Costa Bila, Wendell; Caetano Romano, Márcia Christina.
rev.cuid. (Bucaramanga.2010) ; 13(1): 1-14, 20221213.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1369166

Introdução:

O sedentarismo em adolescentes contribui para a ocorrência de diferentes doenças, sendo relevante investigar sobre fatores associados.

Objetivo:

Analisar a associação entre sedentarismo e nível socioeconômico em adolescentes de escolas públicas.

Materiais e métodos:

Estudo transversal, realizado com 347 adolescentes matriculados em escolas públicas do ensino médio do município de Divinópolis, Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu no ano de 2017. O sedentarismo foi avaliado utilizando-se o International Physical Activity Questionnaire e o nível socioeconômico pelo critério da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Foi realizada estatística descritiva e analítica através de modelo de regressão logística multivariada.

Resultados:

Participaram da investigação 347 adolescentes. A média de idade do grupo foi de 16,4 ± 1,0 anos. Os indivíduos caracterizados como sedentários constituíram 38,9% da amostra, sendo que, destes, 66,7% eram do sexo feminino. Possuir maior nível socioeconômico diminui a probabilidade de ser sedentário (OR=0,235; p=0,021), assim como ser estudante das escolas públicas da região sudoeste aumenta essa chance(OR=2,680; p=0,04). Discussão Os motivos pelos quais as condições socioeconômicas podem influenciar o sedentarismo são variados. A ausência de espaços públicos pode contribuir para a elevação do sedentarismo em adolescentes com menor nível socioeconômico.

Conclusão:

Esta investigação sinaliza a importância de investimentos públicos em políticas de estímulo à prática de atividade física para os adolescentes, em especial para os do sexo feminino e de menor nível socioeconômico.
Biblioteca responsável: CO646.1