Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Endemic dental fluorosis in children from a brazilian slave-descendent community: a cross-sectional study / Fluorose dentária endêmica em crianças de uma comunidade quilombola brasileira: um estudo transversal

Bresolin, Carmela Rampazzo; Tuchtenhagen, Simone; Palma, Luiz Felipe; Toline, Cristina; Serrano, Rafael Verardi; Ardenghi, Thiago Machado; Praetzel, Juliana Rodrigues; Pozzobon, Roselaine Terezinha.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 43(3): 68-71, set.-dez. 2022. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1381331
Embora o flúor (F) seja necessário para o crescimento e desenvolvimento normal de vários órgãos e tecidos humanos, a exposição excessiva pode ser potencialmente tóxica. As águas subterrâneas podem apresentar níveis variados de F; no entanto, a aparência, o sabor e o cheiro não são alterados. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a fluorose dentária em crianças de uma comunidade brasileira descendente de escravos, bem como avaliar os níveis de F na água potável disponível nessa área. Para isso, 21 crianças de 6 a 14 anos residentes no Rincão dos Martimianos foram convidadas a participar da pesquisa. O índice de Thylstrup e Fejerskov (uma escala de 0 a 9) foi usado para avaliar a fluorose dentária em dentes permanentes. Além disso, a concentração de F de duas amostras de água (do poço artesiano e de um tanque) foi determinada pelo método potenciométrico. Todas as crianças apresentaram algum grau de fluorose dentária, variando de 2 a 9. Cerca de 81% delas apresentaram escores de fluorose dentária iguais ou superiores a 5. Escores inferiores a 5 foram observados apenas em crianças menores de 8 anos; por outro lado, todas as crianças maiores de 8 anos apresentaram escores superiores a 5. Além disso, a água do poço artesiano tinha concentração de F de 5 mg/L e a água do tanque 0,8 mg/L. Desta forma, acredita-se que a fonte de água subterrânea rica em F foi provavelmente responsável pela fluorose dentária na região avaliada. As comunidades quilombolas brasileiras, portanto, devem receber atenção constante de suas autoridades locais, a fim de garantir o abastecimento adequado de água para consumo, bem como proporcionar educação em saúde pública(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1