Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacts of aerobic exercise on the obesity of adolescents and their lipid metabolism / Impactos do exercício aeróbico sobre a obesidade juvenil e seu metabolismo lipídico / Impactos del ejercicio aeróbico en la obesidad juvenil y su metabolismo lipídico

Haiying, Ji; Lirong, Yu.
Rev. bras. med. esporte ; 29: e2022_0163, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1394818
RESUMO

Introdução:

A taxa de obesidade de adolescentes chineses atingiu um nível alarmante onde cerca de 11% das crianças chinesas estão acima do peso, tornando-se mais propensas a adquirirem doenças como hipertensão arterial, metabolismo fisiológico anormal e elevados desgastes articulares dos membros inferiores. Esse problema de saúde pública pode ser amenizado com hábitos saudáveis, incluindo o exercício aeróbico.

Objetivo:

Estudar o efeito do exercício aeróbico sobre obesidade e o metabolismo lipídico dos adolescentes.

Métodos:

Nesse ensaio clínico randomizado controlado, 40 jovens voluntários foram igualmente alocados em grupos experimental e controle. O grupo controle não recebeu intervenção alguma enquanto o grupo experimental foi treinado segundo um protocolo de exercícios aeróbicos elaborado por profissionais durante 28 dias. Foram registrados os dados de treinamento, antes durante e após os exercícios. As informações foram tratadas, comparadas e analisadas.

Resultados:

O grupo controle não conseguiu reduzir efetivamente a gordura corporal, o exercício aeróbico no grupo experimental apresentou melhores efeitos na redução do peso corporal, gordura corporal, relação cintura-quadril e perda de peso; em comparação com o grupo controle. Imediatamente após a intervenção, o nível de HDL do grupo experimental mostrou uma tendência de alta, enquanto os índices TC, TG e LDL apresentaram tendência de queda.

Conclusão:

O exercício aeróbico pode efetivamente aumentar a massa muscular, o consumo basal de calorias e gordura, alcançando a redução eficaz da obesidade juvenil. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Biblioteca responsável: BR1.1