Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente

Pesquisa | Adolec Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tendência de mortalidade por leucemias e linfomas em menores de 20 anos, Brasil / Mortality Trends from Leukemia and Lymphomas in People with less than 20

Silva, Débora Santos da; Mattos, Inês Echenique; Teixeira, Liliane Reis.
Rev. bras. cancerol ; 59(2): 165-173, Abr./Jun. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-723683

Introdução:

O câncer pediátrico responde por 2 a 3% de todos os tumores malignos e no mundo são diagnosticados mais de 160.000 casos por ano.

Objetivo:

Descrever a tendência de mortalidade e sua razão de taxas por leucemias e linfomas em menores de 20 anos, no Brasil e nas capitais brasileiras que dispõem de Registros de Câncer de BasePopulacional.

Método:

Foram utilizados dados de óbitos por leucemias e linfomas de menores de 20 anos obtidosno Sistema de Informação de Mortalidade para o período de 1996 a 2008. O período de análise foi estratificado em triênios e foram calculadas taxas de mortalidade, para o Brasil e as capitais, ajustadas pela população mundial. Modelosde regressão polinomial foram utilizados para a análise considerando o nível de significância de 5%.

Resultados:

Parao Brasil, foi observada tendência de declínio não constante das taxas de mortalidade por linfomas e para leucemia nenhum modelo se mostrou estatisticamente significativo. Houve variação da tendência da mortalidade por neoplasias hematológicas segundo capitais. As leucemias apresentaram taxas mais elevadas de mortalidade para todo o período e para todas as faixas etárias estudadas. Para o grupo dos linfomas, houve redução das taxas de mortalidade para todas as faixas etárias, exceto 10 a 14 anos, sendo observado aumento da mortalidade no último período.

Conclusão:

As variações da mortalidade por neoplasias hematológicas entre as capitais sugerem diferenças no acesso ao diagnósticoe tratamento dessas doenças
Biblioteca responsável: BR440.3