Chikungunya, Zika and Dengue seroprevalence rates among pregnant women in a hospital of southeastern Brazil / Soroprevalência de chikungunya, zika e dengue em gestantes de um hospital do sudeste do Brasil
Non-conventional
em En
| ARCA
| ID: arc-56611
ABSTRACT
Justificativas e objetivos:
Há décadas, surtos de dengue afetam vastos territórios das Américas. Na década de 2010, os vírus Chikungunya e Zika (CHIKV e ZIKV) surgiram como arbovírus emergentes na região. Embora diversas taxas de soroprevalência tenham sido relatadas para a infecção pelo vírus da dengue (DENV) no Brasil, pesquisas sorológicas para chikungunya e zika são escassas. Objetivou-se avaliar a soroprevalência das infecções por CHIKV, ZIKV e DENV em gestantes admitidas em uma maternidade pública de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro.Métodos:
Foi aplicado um questionário simples, contendo dados demográficos, obstétricos e clínicos limitados, sendo realizada coleta de sangue na mesma visita. Diferentes kits de teste comerciais, baseados em ensaio imunoenzimático (ELISA), foram utilizados.Resultados:
De 349 gestantes recrutadas de julho a dezembro de 2017, houve sororreatividade de 28,4% para CHIKV, 47,2% para ZIKV e 88,8% para DENV.Conclusão:
Esses achados refletem o cenário de alta endemicidade da dengue e sugerem um alcance significativo dos surtos recentes causados por ZIKV e CHIKV na região.
Texto completo:
1
Coleções:
06-national
Base de dados:
ARCA
País/Região como assunto:
America do sul
/
Brasil
Idioma:
En
Ano de publicação:
2021
Tipo de documento:
Non-conventional