Your browser doesn't support javascript.

BVS Aleitamento Materno

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Detecção sorológica de anti-HPV 16 e 18 e sua associação com os achados do papanicolaou em adolescentes e mulheres jovens / Serological detection of anti HPV 16/18 and its association with pap smear in adolescents and young women

Rama, Cristina Helena; Roteli-Martins, Cecilia Maria; Derchain, Sophie Françoise Mauricette; Oliveira, Eliane Z. de; Aldrighi, José Mendes; Mariani Neto, Corintio.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992); 52(1): 43-47, jan.-fev. 2006. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-425745

Resumo

OBJETIVO: Verificar a taxa de anticorpos neutralizantes anti-HPV 16 e/ou 18, e a sua associação com os achados da citologia oncológica do colo uterino em adolescentes e mulheres jovens. MÉTODOS: Foram incluídas, neste estudo transversal, 541 mulheres de 15 a 25 anos de idade, saudáveis, sexualmente ativas, que apresentaram exame ginecológico normal, no período de setembro a novembro de 2000. Foi obtida uma amostra cervical para citologia em meio líquido e uma amostra de sangue para identificação dos anticorpos anti-HPV 16 e/ou 18, por meio do método ELISA. As amostras foram encaminhadas para um laboratório de referência na Bélgica. Para análise estatística, foram estimadas a prevalência e a razão de prevalência (RP), com intervalo de confiança de 95 por cento. RESULTADOS: Entre as mulheres incluídas, 150 (27,7 por cento) apresentaram resultados positivos da sorologia sendo: 79 (14,6 por cento) por anticorpos anti-HPV 16, 35 (6,4 por cento) anti-HPV 18 e 36 (6,6 por cento) anti-HPV 16 e 18. Foram detectadas anormalidades citológicas em 107 casos (20,5 por cento), sendo 63 classificadas como atipias celulares de significado indeteminado (ASCUS), 41 casos sugestivos de lesões de baixo (LSIL) e três casos sugestivos de lesões de alto grau (HSIL). A prevalência de citologias anormais quando a sorologia foi positiva foi apenas 1,75 vez a prevalência de citologias positivas observadas com sorologia negativa. Nesta amostra não houve evidência de associação entre os resultados anormais da citologia e a positividade da sorologia. CONCLUSAO: O resultado deste estudo indica uma alta prevalência de sorologia positiva para o HPV 16 e 18 em mulheres jovens sadias sem relação com os achados anormais da colpocitologia.
Biblioteca responsável: BR1.1