O termo cuidador é atribuído à pessoa que auxilia aquele que necessita de cuidado físico no enfrentamento de doença e que não é capaz de se cuidar sozinho. Para muitas pessoas, a tarefa de cuidar de um familiar com Doença de Alzheimer (DA) pode ser árdua e desafiadora, pois as mudanças são significativas e precisam ser compreendidas e incorporadas na rotina da família1.
Diante da possibilidade de inúmeras limitações que o paciente com Alzheimer pode apresentar, associado às dificuldades enfrentadas pelos familiares – cuidadores na assistência prestada á esse paciente, a equipe de enfermagem tem um papel fundamental na promoção do bem estar e melhoria da qualidade de vida tanto desse paciente quanto de seus familiares-cuidadores2.
A equipe de enfermagem deve orientar familiares – cuidadores quanto aos cuidados básicos que devem ser prestados aos pacientes com DA, respeitando a evolução e as especificidades de cada etapa da doença, bem como a realidade socioeconômica e a rotina de cada família 3, 4,5.
É importante que os familiares – cuidadores sejam envolvidos no planejamento do cuidado e sejam orientados a respeito da higiene e aparência; alimentação; segurança e questões de saúde que envolve o paciente com Alzheimer.