Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

A dança de salão como estratégia para o equilíbrio ocupacional e diminuição do estresse em universitários da área da saúde / Ballroom dancing as a strategy for occupational balance and stress reduction in university students in the health área / El baile de salón como estrategia de equilibrio ocupacional y reducción del estrés en estudiantes universitarios del área de la salud

Ferreira de Sousa, Ingrid; Mendonça Magalhães, Flávia Larissa; Seabra Castilho Simões, Samantha Hanna; Silva Oliveira, Ingrid Bergma da; Nazareth Dias, Apio Ricardo; Mendes Paranhos, Alna Carolina.
Artículo en Inglés, Español, Portugués | Bivipsil | ID: psa-141514
avaliar a eficácia da dança de salão como estratégia de intervenção terapêutica ocupacional para a diminuição do estresse e promoção do equilíbrio ocupacional de universitários de cursos da área de saúde.

Método:

pesquisa clínica, de caráter pré-experimental de caso único, quantitativo, realizado na Universidade do Estado do Pará, Campus II, através dos instrumentos Instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos, e questionário de equilíbrio ocupacional.

Resultados:

participaram 18 estudantes, 10 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, de quatro cursos de graduação da saúde (Medicina, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Fisioterapia), com idades entre 19 e 29 anos. Verificou-se mudanças estatisticamente significativas nos níveis de estresse dos universitários após as intervenções, 94,4% apresentavam sintomas de estresse antes das intervenções, apenas 27,7% persistiram com algum. Além da melhora geral, aumentou-se a percepção da qualidade de vida e equilíbrio ocupacional.

Conclusão:

resultados apontam a eficácia da dança de salão como recurso terapêutico ocupacional voltado para o controle de estresse e o reestabelecimento do equilíbrio ocupacional em universitários. Destaca-se a necessidade de políticas institucionais voltadas para o cuidado à saúde dos estudantes universitários

Asunto(s)

Salud
Biblioteca responsable: UY116.1