Características da gastrite crônica associada a Helicobacter pylori: aspectos topográficos, doenças associadas e correlação com o status cagA / Helicobacter pylori associated gastritis: topographical pattern, associated diseases and correlation with cagA status
J. bras. patol. med. lab
; J. bras. patol. med. lab;42(1): 51-59, fev. 2006. ilus, tab, graf
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-431927
Biblioteca responsable:
BR14.1
RESUMO
OBJETIVOS:
Analisar o padrão topográfico da gastrite por H. pylori em relação ao status cagA e associação com úlcera duodenal (UD) e carcinoma gástrico precoce (CaGp). MATERIAL EMÉTODO:
Estudamos prospectivamente 160 biopsias endoscópicas e 40 peças de gastrectomia por CaGp. Amostras do antro e do corpo na pequena e grande curvaturas, da incisura e do tumor, foram processadas rotineiramente para histologia com histoquímica para caracterização da metaplasia intestinal (MI). O Helicobacter pylori foi avaliado por histologia, imuno-histoquímica, cultura e reação em cadeia de polimerase (PCR) e o status cagA por PCR. A gastrite crônica (GC) foi classificada segundo o sistema Sydney. Realizou-se estudo topográfico em 130 pacientes, analisando os parâmetros de gastrite comparativamente entre as áreas e em relação ao status cagA.RESULTADOS:
Cento e vinte e um pacientes apresentaram GC, 24 UD e 14 eram normais. Detectaram-se amostras cagA-positivas em 59 pacientes com GC, 17 com UD e 24 com CaGp. Todos os parâmetros de GC foram significativamente mais intensos nos pacientes infectados por amostras cagA-positivas, que se associavam ainda à presença de atrofia e MI. A MI foi significativamente mais intensa na porção média da pequena curvatura antral do que nas demais regiões. Nos pacientes com GC e CaGp, infectados por amostras cagA-positivas, inflamação e atividade acometiam igualmente o antro e corpo distal, enquanto a atrofia e a MI predominavam no antro, particularmente na pequena curvatura do antro médio. Nos pacientes cagA-negativos a GC era predominantemente antral, e na UD a GC apresentava predominância antral, independentemente do status cagA.CONCLUSÕES:
Nossos dados sugerem que o padrão de gastrite por H. pylori se relaciona com fatores de virulência da bactéria. As lesões pré-neoplásicas são significativamente mais intensas na pequena curvatura do antro médio, onde surge a maioria dos carcinomas gástricos (CaG).
Texto completo:
1
Colección:
01-internacional
Base de datos:
LILACS
Asunto principal:
Úlcera Péptica
/
Neoplasias Gástricas
/
Proteínas Bacterianas
/
Helicobacter pylori
/
Infecciones por Helicobacter
/
Úlcera Duodenal
/
Mucosa Gástrica
/
Gastritis
/
Antígenos Bacterianos
Tipo de estudio:
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Límite:
Humans
Idioma:
Pt
Revista:
J. bras. patol. med. lab
Asunto de la revista:
PATOLOGIA
Año:
2006
Tipo del documento:
Article
País de afiliación:
Brasil