Your browser doesn't support javascript.
loading
Radiological patterns of pulmonary fungal infection in pediatric hematology and oncology patients.
Bain, Vera; Barrientos, Anna Carlota Mott Galvão de Arruda; Suzuki, Lisa; de Oliveira, Luiz Antonio Nunes; Litvinov, Nadia; Peron, Karina Rodrigues; Fernandes, Juliana Folloni; Marques, Heloisa Helena de Sousa.
Afiliação
  • Bain V; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Barrientos ACMGA; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Suzuki L; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • de Oliveira LAN; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Litvinov N; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Peron KR; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Fernandes JF; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
  • Marques HHS; Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HC-FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.
Radiol Bras ; 55(2): 78-83, 2022.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-35414734
RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é descrever os achados radiológicos de infecções fúngicas invasivas em crianças com doenças onco-hematológicas em um único centro, de acordo com a classificação antiga e a atual de imagens típicas e atípicas. Materiais e Métodos: Foram revisados os prontuários de todos os pacientes com infecção fúngica invasiva que foram internados em um hospital pediátrico de oncologia e hematologia de 2008 a 2014. Foram coletados dados clínicos e demográficos. As tomografias de tórax dos pacientes foram laudadas por dois radiologistas independentes. Resultados: Foram identificados 40 pacientes com infecção fúngica invasiva que realizaram tomografias de tórax. Vinte e sete pacientes apresentaram nódulos com sinal do halo (67,5%), sete tiveram cavitações (17,5%), dois tiveram nódulos sem halo (5,0%) e sete apresentaram consolidações (17,5%). Os pacientes que apresentavam achados de nódulos com sinal do halo e cavitações eram mais velhos (123 versus 77 meses; p = 0,03) e tinham menos sinais de doença grave (34% versus 73%; p = 0,04) do que os outros pacientes. Dez crianças apresentaram infecção confirmada (Aspergillus sp., n = 4; Candida sp., n = 5; Fusarium sp., n = 1). Conclusão: O diagnóstico de infecção fúngica invasiva deve ser considerado em crianças com fatores de risco e tomografias de tórax alteradas, mesmo que os achados das imagens sejam inespecíficos.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Tipo de estudo: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Idioma: En Revista: Radiol Bras Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil
...