Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Idosos e inclusão digital com tablet: uma revisão sistemática da literatura / Elderly and digital inclusion with tablets: a systematic literature review

Alvarenga, Glaucia Martins de Oliveira; Delfino, Lais Lopes; Silva, Lais dos Santos Vinholi; Yassuda, Mônica Sanches; Cachioni, Meire.
Estud. interdiscip. envelhec; 23(1): 125-142, abr. 2018. ilus
Artigo em Português | LILACS, Index Psicologia - Periódicos técnico-científicos | ID: biblio-1006924

Objetivo:

Revisão sistemática de pesquisas de intervenção em idosos acerca do uso de tablet para identificar os ganhos e as dificuldades no uso e na adesão desse tipo de dispositivo móvel.

Métodos:

Levantamento de estudos publicados entre janeiro de 2010 até novembro de 2017 nas bases de dados Lilacs, AgeLine, PubMed, Web of Science, Periódicos CAPES utilizando os descritores TIC e idosos, inclusão digital e idosos, aprendizado digital e idosos, dispositivos móveis e idosos, tablet e idosos, e os termos em inglês elderly and digital inclusion, digital learning and elderly, mobile devices and elderly e tablet and elderly.

Resultados:

Os idosos apresentam dificuldades no uso em relação ao tamanho da tela e contrastes, ultra sensibilidade ao toque da tela (touchscreen), embora, algumas funções se mostraram totalmente intuitivas (acesso por toque e movimentação por arrasto). O uso de tablets pode ter efeitos positivos na cognição e nas habilidades sociais. Baixo nível de escolaridade e falta de conhecimento tecnológico prévio no manuseio dos aplicativos foram os fatores que afetaram negativamente a adesão ao uso do dispositivo, por outro lado, as vantagens referentes à portabilidade, eficiência, "rapidez" foram os fatores positivos que contribuíram para adesão.

Conclusão:

Os estudos encontrados para esta revisão abordam questões importantes sobre o impacto do uso do tablet na cognição do idoso, apontam uma direção para desenvolver melhorias em relação ao design de interface do aparelho, baseada nas experiências dos usuários investigados, e apresentam resultados positivos em relação à adesão dos idosos no uso de tablets. (AU)
Biblioteca responsável: BR574.2
Selo DaSilva