Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Osteoporosis, tooth loss and functional dentition in elderly women: a cross-sectional study

Penoni, Daniela Cia; Torres, Sandra Regina; Vettore, Mario Vianna; Leão, Anna Thereza Thomé.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online); 3(2): 26-31, May-Aug. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-1021842

Objetivos:

O objetivo deste estudo foi investigar se a osteoporose é um indicador de perda dentária e de falta de dentição funcional em idosas.

Métodos:

Um estudo transversal envolvendo mulheres com mais de 60 anos foi realizado na Odontoclínica Central da Marinha, Rio de Janeiro, Brasil. Dados demográficos e médicos foram obtidos através de entrevistas individuais. Os dentes naturais foram contados no exame oral. Mulheres com um ou mais dentes foram divididas em dois grupos com e sem osteoporose. O número de dentes naturais foi comparado entre os grupos, com controle para tabagismo e diabetes mellitus. A associação entre a dentição funcional e a osteoporose foi avaliada por meio de odds ratios (OR) e seus respectivos intervalos de confiança de 95%.

Resultados:

Dentre 360 idosas cadastradas no banco de dados, 256 tinham registro de exame oral. Os grupos foram compostos por 55 mulheres com osteoporose e 201, sem. A prevalência de doenças crônicas e tabagismo foi semelhante entre os grupos. O número médio de dentes para mulheres com osteoporose foi significativamente menor do que as que não tinham a doença (14,69 ± 7,69 versus 18,19 ± 7,20, p = 0,002), permanecendo significativo após o ajuste para possíveis fatores de confundimento. Mulheres sem osteoporose tiveram maior chance de apresentar dentição funcional do que as outras (OR = 2,10, IC 95% [1,21-3,66], p = 0,006).

Conclusão:

A osteoporose foi um indicador de perda dentária e de ausência de dentição funcional na população estudada.
Biblioteca responsável: BR1356.1
Selo DaSilva