Your browser doesn't support javascript.
loading
Experiência inicial com o implante percutâneo da valva Venus-P valve® no trato de saída nativo pulmonar / Initial experience with percutaneous Venus-P Valve® valve implantation in the native pulmonary outflow tract
Costa, R. N; Ribeiro, M. S; Lombardi, J; Calamita, P; Destefani, V; Peirone, A; Rossi Filho, R; Fontes, V. F; Pedra, C. A. C.
Afiliação
  • Costa, R. N; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Ribeiro, M. S; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Lombardi, J; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Calamita, P; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Destefani, V; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Peirone, A; Hospital Privado de Córdoba. Córdoba. AR
  • Rossi Filho, R; Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. BR
  • Fontes, V. F; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Pedra, C. A. C; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
J Transcat Intervent ; 26(supl. 1): 12-12, jun., 2018.
Article em Pt | SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP | ID: biblio-1046715
Biblioteca responsável: BR79.1
Localização: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

O restabelecimento da função valvar pulmonar com implante percutâneo de próteses atualmente é realizado somente nos pacientes portadores de biopróteses, condutos ou homoenxertos posicionados na via de saída do VD. Próteses dedicadas para tratos de saída nativo estão sendo estudadas e implantadas com sucesso em diversos centros mundiais.

OBJETIVOS:

Apresentar a experiência inicial do implante percutâneo da VENUS-P Valve® em trato de saída nativo pulmonar. Serão demonstrados critérios de escolha dos pacientes, aspectos técnicos relacionados aos procedimentos e resultados de curto prazo.

MATERIAIS E MÉTODOS:

A prótese VENUS-P Valve® (Venus Medtech, Shanghai) é um stent de nitinol autoexpansível com uma valva de pericárdio porcino montada no seu interior. Possui aspecto de ampulheta e na extremidade distal o stent é de células abertas permitindo o fluxo para ambas artérias pulmonares. O seu sistema de entrega é 22 ou 24F. Os pacientes candidatos são avaliados com ecocardiografia transtorácica, angiotomografia, ressonância magnética e cateterismo cardíaco. São critérios de inclusão a presença de regurgitação pulmonar importante, com volumes diastólicos do VD>130ml/m2, sem estenoses na VSVD ou ramos pulmonares e trato de saída com no máximo 35mm de diâmetro após insuflação de cateter-balão medidor. O ecocardiograma transtorácico é o método padrão de escolha do diâmetro e comprimento da prótese. Todos os procedimentos foram realizados em sala híbrida, com anestesia geral endovenosa, profilaxia para endocardite bacteriana e heparina (TCA>250 seg). Os pacientes realizaram ecocardiografia transtorácica e avaliação clínica 24 horas e 30 dias após os procedimentos.

RESULTADOS:

Quatro pacientes (3 homens) foram submetidos ao implante percutâneo das valvas pulmonares em 2 dias consecutivos. O peso e idade médio foi de 62,2kg e 25,8 anos. A via de saída teve 30mm em média e a prótese utilizada apresentou diâmetro médio de 32mm. Três próteses tinham 25 mm de comprimento e a última 30mm. Houve sucesso no implante de todos os dispositivos com restabelecimento imediato da função valvar pulmonar. Uma prótese foi considerada em posição mais baixa no trato de saída porém sem interferência em estruturas cardíacas. Ao ecocardiograma de controle todos os dispositivos encontravam-se sem refluxo significativo, com fluxo preservado para as artérias pulmonares bilaterais e sem complicações relacionadas. Não houve complicações ou óbitos relacionados aos procedimentos.

CONCLUSÕES:

O restabelecimento da função valvar pulmonar em pacientes com trato de saída nativo com o implante percutâneo da VENUS-P Valve® mostrou-se uma excelente alternativa nesta experiência inicial. Os procedimentos são factíveis e seguros quando realizados por grupos experientes e familiarizados com o implante de stents na via de saída pulmonar. Por tratar-se de experiência inicial, acreditamos que um maior número de implantes e análise dos resultados tardios devem ser realizadas para incorporação definitiva destes dispositivos neste grupo selecionado de pacientes. (AU)
Assuntos
Palavras-chave
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: SES-SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Valva Pulmonar / Cateterismo Cardíaco Limite: Humans Idioma: Pt Revista: J Transcat Intervent Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article / Congress and conference
Texto completo: 1 Coleções: 06-national / BR Base de dados: SES-SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Valva Pulmonar / Cateterismo Cardíaco Limite: Humans Idioma: Pt Revista: J Transcat Intervent Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Article / Congress and conference