Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação bioquímica entre obesas portadoras e não-portadoras da síndrome dos ovários policísticos / Biochemical evaluation between obese carriers and non-carriers of polycystic ovary syndrome / Evaluación bioquímica entre obesas portadoras y no portadoras del síndrome de ovario poliquístico

Queiroz, Ranielly Lemes de; Lins, Tulio Cesar de Lima.
REVISA (Online); 9(1): 4-12, jan-mar.2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050818

Objetivo:

Realizar uma análise bioquímica dos perfis lipídicos e glicêmicos comparativa entre obesas portadoras e não portadoras da Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

Método:

Pesquisa transversal do tipo caso-controle, através de exames laboratoriais bioquímicos para perfil lipídico e glicêmico em dois grupos de voluntárias, obesas portadoras e obesas não-portadoras da SOP. Foram realizadas análises estatísticas através de testes não paramétricos (Mann-Whitney) e paramétricos (t-student) utilizando valores estatisticamente significativos para p < 0,05.

Resultados:

As análises dos parâmetros bioquímicos demonstraram diferenças estatisticamente e biologicamente significativas entre os itens analisados. As alterações do perfil lipídico foram clinicamente relevantes entre os grupos, com as portadoras com níveis de riscos clínicos por LDL elevado. Tanto as portadoras como as não-portadoras não apresentaram alterações quanto a glicose em jejum, com níveis dentro da referencia. Entretanto, HbA1c mostrou diferença clínica entre os grupos, porém não significativa estatisticamente, ressaltando que 50% das pacientes portadoras possuem risco aumentado para desenvolver DM.

Conclusão:

Foi possível verificar que as obesas portadoras da SOP estão mais propensas aos riscos de diabetes e doenças cardiovasculares em comparação às congêneres não-portadoras.
Biblioteca responsável: BR2040.1
Selo DaSilva