Your browser doesn't support javascript.
loading
Prototipação de game educativo para prevenção de acidentes na infância / Prototyping of educational game for prevention of childhood accidents
Costa, Vânia Chagas da; Silva, Keity Ranielly do Amaral; Felix, Luana Ketlen Cavalcanti de Lima; Nascimento, Monique Maria de Lima; Pereira, Emanuela Batista Ferreira e.
Afiliação
  • Costa, Vânia Chagas da; Universidade de Pernambuco. BR
  • Silva, Keity Ranielly do Amaral; Universidade de Pernambuco. BR
  • Felix, Luana Ketlen Cavalcanti de Lima; Universidade de Pernambuco. BR
  • Nascimento, Monique Maria de Lima; Universidade de Pernambuco. BR
  • Pereira, Emanuela Batista Ferreira e; Universidade de Pernambuco. BR
Enferm. foco (Brasília) ; 12(1): 196-201, jun. 2021. ilus
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem, LILACS | ID: biblio-1280852
Biblioteca responsável: BR1898.2
RESUMO

Objetivo:

Descrever o desenvolvimento de um protótipo de game educativo para prevenção de acidentes comuns na infância.

Metodologia:

Estudo descritivo sobre desenvolvimento tecnológico de um protótipo de game educativo, proveniente de pesquisa original sobre utilização da gamificação como ferramenta educativa para prevenção de acidentes na infância. O desenvolvimento do protótipo guiou-se pela estratégia Design Thinking, com uso do software educacional Scratch que é uma plataforma online, gratuita. Os cenários e personagens foram construídos com figuras disponíveis em acesso livre na internet.

Resultados:

O protótipo do game foi intitulado "Detetives do perigo", com público alvo crianças entre 8 a 10 anos de idade. As fases do game apresenta situações de risco de acidente na rotina diária da criança, e explica de forma simples e interativa como evitá-los. O game é composto por dez cenários, sendo quatro de orientações e seis dos ambientes domiciliar, escolar, via e parque público, onde são expostas as situações de risco de acidente.

Conclusão:

O uso de ferramentas tecnológicas nas ações de educação em saúde, permite que a criança seja protagonista no cuidado com sua saúde e bem-estar, o despertar do senso crítico compatível com sua faixa etária, pode contribuir na redução de acidentes na infância. (AU)
ABSTRACT

Objective:

To describe the development of an educational game prototype for the prevention of common accidents in childhood.

Methods:

Descriptive study on technological development of an educational game prototype, from original research on the use of gamification as an educational tool for the prevention of childhood accidents. The development of the prototype was guided by the Design Thinking strategy, using scratch educational software which is a free online platform. The scenarios and characters were built with figures available in free internet access.

Results:

The prototype of the game was titled "Danger Detectives", with audience targeting children between 8 to 10 years of age. The phases of the game presents situations of risk of accident in the daily routine of the child and explains in a simple and interactive way how to avoid them. The game consists of ten scenarios, four of which are guidelines and six of the home, school, road and public park environments, where accident risk situations are exposed.

Conclusion:

The use of technological tools in health education actions allows the child to be a protagonist in the care of their health and well-being, the awakening of critical sense compatible with their age group can contribute to the reduction of accidents in childhood. (AU)
RESUMEN

Objetivo:

Describir el desarrollo de un prototipo de juego educativo para la prevención de accidentes comunes en la infância.

Methods:

Estudio descriptivo sobre desarrollo tecnológico de un prototipo de juego educativo, derivado de la investigación original sobre el uso de la gamificación como herramienta educativa para la prevención de accidentes infantiles. El desarrollo del prototipo fue guiado por la estrategia Design Thinking, utilizando software educativo scratch que es una plataforma en línea gratuita. Los escenarios y personajes fueron construidos con figuras disponibles en acceso gratuito a Internet.

Resultados:

El prototipo del juego se tituló "Detectives de peligro", con un público dirigido a niños de entre 8 y 10 años de edad. Las fases del juego presentan situaciones de riesgo de accidente en la rutina diaria del niño, y explican de una manera sencilla e interactiva cómo evitarlos. El juego consta de diez escenarios, cuatro de los cuales son pautas y seis de los ambientes de hogar, escuela, carretera y parque público, donde las situaciones de riesgo de accidentes están expuestas.

Conclusión:

El uso de herramientas tecnológicas en las acciones de educación sanitaria permite al niño ser protagonista en el cuidado de su salud y bienestar, el despertar del sentido crítico compatible con su grupo de edad puede contribuir a la reducción de los accidentes en la infancia. (AU)
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Temas: Aperfeiçoar a gestão do SUS Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Prevenção de Acidentes Tipo de estudo: Guia de prática clínica Idioma: Português Revista: Enferm. foco (Brasília) Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Artigo

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Temas: Aperfeiçoar a gestão do SUS Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Prevenção de Acidentes Tipo de estudo: Guia de prática clínica Idioma: Português Revista: Enferm. foco (Brasília) Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Artigo