Your browser doesn't support javascript.
loading
High versus low frequency transcutaneous acupoint electrical stimulation as an adjunct therapy to prevent nausea and vomiting in the first 24 hours after infusion of high-grade emetic chemotherapy: a randomized controlled trial / Estimulação elétrica transcutânea de alta versus baixa frequência como terapia adjuvante para prevenir náuseas e vômitos nas primeiras 24 horas após a infusão de quimioterapia emética de alto grau: um estudo controlado randomizado
Fattori, Rafael Ailton; Schlöttgen, Júlia; Loro, Fernanda Laís; Carvalho, Pauline Lopes; Orso, Rodrigo; Macagnan, Fabri­cio Edler.
Afiliação
  • Fattori, Rafael Ailton; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS). BR
  • Schlöttgen, Júlia; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS). BR
  • Loro, Fernanda Laís; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS). BR
  • Carvalho, Pauline Lopes; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS). BR
  • Orso, Rodrigo; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre (RS). BR
  • Macagnan, Fabri­cio Edler; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre (RS). BR
Fisioter. Bras ; 24(2): 153-165, 2023-05-02.
Article em En | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1436729
Biblioteca responsável: BR1561.1
RESUMO

Introdução:

A estimulação elétrica transcutânea em pontos de acupuntura (TAES) foi testada como terapia antiemética.

Objetivo:

Avaliar a eficácia de duas frequências diferentes de corrente elétrica como terapia adjuvante para a prevenção de náusea e vômito.

Métodos:

Este ensaio clínico controlado por placebo comparou a incidência de náusea e vômito (nas primeiras 24 horas após a infusão de quimioterapia emética de alto grau) em 61 mulheres (54 ± 11 anos) com câncer de mama em três modos de TAES alta frequência (HF150 Hz), baixa frequência (LF10 Hz) e placebo (P). Os eletrodos foram fixados no ponto de acupuntura PC6 e uma corrente bipolar simétrica (largura de pulso 200 µs) foi aplicada em uma única sessão de 30 minutos antes do início da infusão de quimioterapia. Todos os pacientes recebem infusões fixas de tratamento antiemético (ondansetrona - 8mg) e orientação de uso de medicação de resgate, se necessário, conforme rotina para infusões de ciclofosfamida associada à antraciclina.

Resultados:

A incidência de náusea foi de 47% no P, 45% na HF e 26% na LF. Embora não significativa, a intervenção com LF-TAES no ponto de acupuntura PC6, alcançou valores relevantes na redução do risco relativo de desenvolver náuseas (RR = 0,51; IC 95% = 0,18 a 1,44; p = 0,18) e tendência de melhora na sensação de bem estar (p = 0,06) e pontuação mais baixa na Edmonton Symptom Rating Scale (p = 0,08). A incidência de vômitos e o consumo de doses antieméticas de resgate foram muito semelhantes entre os grupos.

Conclusão:

Novos estudos com LF e HF de TAES como terapia adjuvante na prevenção de náuseas e vômitos devem ser realizados para confirmar essa hipótese.
Palavras-chave
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Clinical_trials / Etiology_studies / Screening_studies Idioma: En Revista: Fisioter. Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article
Buscar no Google
Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Clinical_trials / Etiology_studies / Screening_studies Idioma: En Revista: Fisioter. Bras Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article