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Relação entre videogames de ação, mindfulness e medo da COVID-19 em universitários / Relationship between action video games, mindfulness and fear of COVID-19 in university students / Relación entre videojuegos de acción, mindfulness y miedo al COVID-19 en estudiantes universitarios
Rodrigues Junior, Radael Rezende; Rodrigues, Livia Carla de Melo; Souza, Mariane Lima de.
Afiliação
  • Rodrigues Junior, Radael Rezende; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). BR
  • Rodrigues, Livia Carla de Melo; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). BR
  • Souza, Mariane Lima de; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). BR
Psico (Porto Alegre) ; 55(1): 42541, 2024.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1552571
Biblioteca responsável: BR1323.1
RESUMO
A interação com videogame aumentou significativamente na pandemia de COVID-19. Por outro lado, um aspecto atencional que pode apresentar alterações relacionadas à quantidade de interação com videogames de ação é o mindfulness. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar uma possível relação entre o uso de videogames de ação (em horas semanais), o mindfulness e o medo da COVID-19. Para tanto, solicitou-se a jogadores e não jogadores de videogames de ação com idades entre 18 e 29 anos (n = 384, M = 21,6, DP = 2,6) que respondessem à Escala de Medo da COVID-19 e à Escala de Facetas do Mindfulness. Os resultados não demonstraram relação significativa entre uso de videogames de ação e mindfulness, mas apontaram que jogadores de videogame de ação apresentaram menos medo da COVID-19. Discute-se como o escapismo proporcionado pelo jogo pode explicar, em parte, uma diminuição da atenção a informações relativas à doença
ABSTRACT
Interaction with video games increased significantly in the COVID-19 pandemic. On the other hand, an attentional aspect that may show changes related to the amount of interaction with action video games is mindfulness. Therefore, the objective of this study was to verify a possible relationship between the use of action video games (in weekly hours), mindfulness and fear of COVID-19. To this end, players and non-players of action video games aged between 18 and 29 years (n = 384, M = 21.6, SD = 2.6) were asked to respond to the Covid Fear Scale and the Facets of Mindfulness. Results did not demonstrate a significant relationship between the use of action video games and mindfulness, but showed that action video game players were less afraid of COVID-19. It is discussed how the escapism provided by the game can partly explain a decrease in attention to information related to the disease
RESUMEN
La interacción con videojuegos aumentó en la pandemia de COVID-19. Por otro lado, un aspecto atencional que puede presentar cambios relacionados con la cantidad de interacción con los videojuegos de acción es el mindfulness. Luego, el objetivo de este estudio fue verificar una relación entre uso de video-juegos de acción, mindfulness y miedo al COVID-19. Se pidió a jugadores y no jugadores de videojuegos de acción de entre 18 y 29 años (n = 384, M = 21,6, SD = 2,6) que respondieran a la Escala de Miedo al COVID y la Escala de Facetas de Mindfulness. Los resultados no demostraron una relación significativa entre uso de videojuegos de acción y mindfulness, pero señalaron que jugadores de videojuegos de acción tenían menos miedo a la COVID-19. Se discute cómo el escapismo proporcionado por el juego explicaría en parte una disminución en la atención a la información relacionada con la enfermedad
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Limite: Adulto Idioma: Português Revista: Psico (Porto Alegre) Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Artigo

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