Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Normative data for the Brief Cognitive Screening Battery stratified by age and education / Dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo: normas segundo idade e escolaridade

Yassuda, Mônica Sanches; Silva, Henrique Salmazo da; Lima-Silva, Thais Bento; Cachioni, Meire; Falcão, Deusivania Vieira da Silva; Lopes, Andrea; Batistoni, Samila Sathler Tavares; Neri, Anita Liberalesso.
Dement. neuropsychol; 11(1): 48-53, Jan.-Mar. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-840186
RESUMO

Introdução:

O diagnóstico de transtornos neurocognitivos é desafiador na presença de baixa escolaridade.

Objetivo:

Relatar dados normativos para a Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) e avaliar a associação da idade e da escolaridade com o desempenho na BBRC, em 240 idosos residentes na comunidade em Ermelino Matarazzo, município de São Paulo.

Métodos:

Os critérios de inclusão foram pontuação acima de pontos de corte ajustados para escolaridade no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e abaixo de seis pontos na Escala de Depressão Geriátrica (EDG) .

Resultados:

A idade esteve associada aos subtestes Nomeação, Memória Incidental, Fluência Verbal, Teste do Desenho do Relógio, Memória Tardia e Reconhecimento. A escolaridade associou-se à Nomeação e Reconhecimento, Fluência Verbal e Teste do Desenho do Relógio.

Conclusão:

As normas reportadas são relevantes para o diagnóstico de transtornos neurocognitivos em idosos com baixa escolaridade.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3
Selo DaSilva