Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da assistência com foco na consulta de atendimento pré-natal / Evaluation of assistance with focus on the consultation of pre-natal care

Ferreira, Tainara Lôrena dos Santos; Melo, Fádila Larice Araújo da Costa Góis; Araújo, Daísy Vieira de; Melo, Káthya Daniella Figueiredo; Andrade, Fábia Barbosa de.
Rev. Ciênc. Plur; 3(2): 4-15, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-876484

Introdução:

Embora as políticas de saúde criadas para assistir às mulheres durante a gestação tenham sofrido mudanças e ampliações, ainda se observa a incidência de agravos evitáveis através da assistência pré-natal de qualidade.

Objetivo:

O presente estudo se propõe em avaliar a qualidade da assistência prestada às gestantes nas consultas de atendimento pré-natal na cidade de Santa Cruz/RN, Brasil.

Métodos:

Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na cidade de Santa Cruz, estado Rio Grande do Norte, Brasil. Utilizou-se uma amostra de 200 mulheres, mães de crianças menores de um ano, atendidas na rede de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer de número 311.613.

Resultados:

Verificou-se, quanto à classificação da qualidade do atendimento pré-natal na ótica das mães, que a maioria o classificou como bom, seguido por muito bom. No que diz respeito à realização do pré-natal, a maioria realizou em serviço público do seu município, na Unidade Básica de Saúde.

Conclusão:

Concluiu-se, neste estudo, que a assistência pré-natal tem sido realizada de forma positiva, tendo em vista o cumprimento de condutas preconizadas pelos programas de saúde da mulher, bem como a assistência pré-natal e puerperal. É importante destacar os esforços para se garantir uma assistência integral, humanizada e ética (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva