Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidadores Familiares de Idosos com a Doença de Alzheimer / Family Caregivers of Seniors with Alzheimer's Disease / Cuidadores Familiares de Personas Mayores con Enfermedad de Alzheimer

Garcia, Camila Rodrigues; Cipolli, Gabriela Cabett; Santos, Jéssica Pucci dos; Freitas, Luca Pasquali; Braz, Mayara Cartoni; Falcão, Deusivania Vieira da Silva.
Rev. Kairós; 20(1): 409-426, fev. 2017. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-883632
Este estudo teve como objetivo investigar na perspectiva de cuidadores familiares de idosos com provável/possível diagnóstico da doença de Alzheimer a reação inicial da família diante do provável/possível diagnóstico da doença de Alzheimer; as principais atividades realizadas com estes idosos; as fontes de auxílio no cuidado e o grau de satisfação em relação a esse auxílio; os sentimentos vivenciados diante da tarefa de cuidar e a dinâmica familiar após a enfermidade. A amostra foi composta por 17 cuidadores familiares que contaram com o auxílio da Associação de Familiares e Amigos dos Idosos (AFAI). Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados demonstraram que a reação inicial dos familiares foi desfavorável diante do provável/possível diagnóstico da DA e com a progressão da doença, os cuidadores vivenciaram sentimentos desfavoráveis diante da tarefa de cuidar, desencadeando mudanças na dinâmica familiar.
Biblioteca responsável: BR195.3
Selo DaSilva