Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilidade da gravidez de alto risco na percepção de gestantes e familiares / Vulnerability of high-risk pregnancy in the perception of pregnant women and their families

Vieira, Viviane Cazetta de Lima; Barreto, Mayckel da Silva; Marquete, Verônica Francisqueti; Souza, Rebeca Rosa de; Fischer, Mayara Maria Johann Batista; Marcon, Sonia Silva.
Rev Rene (Online); 20(1): e40207, jan.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-997317

Objetivo:

descrever a percepção de gestantes e familiares sobre a condição de vulnerabilidade de uma gravidez de alto risco.

Métodos:

pesquisa qualitativa realizada com oito gestantes e dez familiares. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, audiogravadas, que após transcritas, foram submetidas à análise de conteúdo, modalidade temática proposta por Bardin.

Resultados:

emergiram três categorias Vivências do familiar e da gestante frente ao diagnóstico de uma gravidez de risco; A família como eixo estruturante do cuidado em uma gestação de alto risco; e a Invisibilidade do familiar no acompanhamento prénatal.

Conclusão:

tanto familiares como gestantes vivenciam preocupação, ansiedade, medo e estresse frente à condição de vulnerabilidade, porém, as gestantes se percebem mais amparadas e seguras com o apoio da família, que embora não se perceba valorizada/considerada pelos profissionais de saúde durante as consultas de pré-natal, tem papel importante no incentivo e fiscalização dos cuidados durante a gestação. (AU)
Biblioteca responsável: BR6.1
Selo DaSilva