Your browser doesn't support javascript.
loading
Fascículo 3: Esquematizando e modelando células com imagens microscópicas reais
Recurso educacional aberto em Português | CVSP - Brasil | ID: cfc-198021
Fascículos destinados a professores do Ensino Fundamental e Médio com sugestões de atividades nas áreas de biociências e saúde, com especial ênfase nos primeiros volumes para biologia celular e dengue.
A série de fascículos "Com Ciência na Escola" é uma publicação do setor de inovações educacionais do laboratório de biologia celular, vinculado ao departamento de ultra-estrutura e biologia celular do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.
Os diversos fascículos se dispõem a auxiliar técnica e cientificamente o desenvolvimento de experimentos participativos em salas e laboratórios nas escolas. Apresenta sugestões de atividades práticas, com observação e experimentação, para introduzir a construção de conceitos básicos de biologia com alunos.
Convidamos alunos e professor a participar ativamente da investigação cientifíca e compreender de maneira simples, diversas questões que envolvem fenômenos biológicos. Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante que seguí-los à risca e criar condições para que a investigação cientifíca aconteça de maneira agradável livre e criativa.
O microscópio age como um complemento do olho, permitindo-nos distinguir objetos 10 mil vezes menores do que 1 (um) milímetro. Descobrir como e porque as lentes aumentam, descobrir que a capacidade de aumento de um microscópio depende do seu conjunto de lentes e compreender assim o poder de resolução do microcópio.
No último fascículo da série sobre microscópios, três atividades familiarizam o aluno a imagens reais de células, obtidas por microscópios ópticos ou eletrônicos. O objetivo é libertar o aluno dos sistemas de livros e permitir que ele elabore o próprio esquema, a partir de imagens reais.
 
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil / Recursos educacionais Base de dados: CVSP - Brasil Assunto principal: Microscopia Idioma: Português Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Recurso educacional aberto

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil / Recursos educacionais Base de dados: CVSP - Brasil Assunto principal: Microscopia Idioma: Português Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Recurso educacional aberto