Your browser doesn't support javascript.
loading
Coeficientes de digestibilidade aparente da energia e proteína da silagem de sorgo com alto e baixo tanino pela tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) / Apparent digestibility coefficients of energy and protein of low and high tannin silage sorghum for nile tilapia (Oreochromis niloticus)
Furuya, Wilson Massamitu; Silva, Lilian Carolina Rosa; Neves, Patrícia Ribeiro; Botaro, Daniele; Hayashi, Carmino; Furlan, Antônio Cláudio; Santos, Vivian Gomes dos.
Afiliação
  • Furuya, Wilson Massamitu; Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Zootecnia. Maringá. BR
  • Silva, Lilian Carolina Rosa; Universidade Estadual de Maringá. Maringá. BR
  • Neves, Patrícia Ribeiro; Universidade Estadual de Maringá. Maringá. BR
  • Botaro, Daniele; Universidade Estadual de Maringá. Maringá. BR
  • Hayashi, Carmino; Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Biologia. Maringá. BR
  • Furlan, Antônio Cláudio; Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Zootecnia. Maringá. BR
  • Santos, Vivian Gomes dos; Universidade Estadual de Maringá. Maringá. BR
Ciênc. rural ; 34(4): 1213-1217, jul.-ago. 2004. tab
Article em Pt | LILACS | ID: lil-383000
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO
Este estudo foi realizado para determinar o coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) da energia bruta e proteína bruta da silagem de sorgo de baixo tanino (SSBT) e da silagem de sorgo de alto tanino (SSAT) para a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). A ração referência foi misturada aos ingredientes-teste na proporção de 6040. Os peixes (53,26 ± 12,94g) foram alimentados até a saciedade aparente e as fezes foram coletadas após sedimentação. A fibra em detergente neutro foi utilizada como indicador endógeno. Os CDA da energia bruta e proteína bruta da SSBT e SSAT variaram entre 70,17 e 68,37 por cento e 84,94 e 82,40 por cento, respectivamente. Os valores de energia digestível foram de 3049,81 e 2954,74kcal kg-1 para SSBT e SSAT, respectivamente. A SSBT apresentou valores significa-tivamente (P<0,05) maiores de energia e proteína digestíveis em relação ao SSAT. Os resultados indicaram que a tilápia do Nilo pode utilizar a energia bruta e proteína bruta da silagem de sorgo eficientemente.
Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Revista: Ciênc. rural Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Article
Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Revista: Ciênc. rural Ano de publicação: 2004 Tipo de documento: Article