Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relações entre desempenho cognitivo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade abdominal em idosos da comunidade / Associations among cognitive performance, hypertension, diabetes mellitus and obesity among brazilian elderly living in the community

Oliveira, Monalisa Fernanda Bocchi de.
Campinas; s.n; Jun. 2013. 139 p. ilus.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-706195

Objetivo:

Avaliar a relação entre hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e obesidade abdominal e o desempenho cognitivo de idosos sem déficit cognitivo sugestivo de demência.

Métodos:

Estudo transversal, amostra probabilística de idosos acima dos 65 anos, em sete cidades brasileiras que incluiu variáveis sociodemográficas; variáveis autorreferidas de HAS e DM e aferição da circunferência abdominal; aplicação do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), sendo excluídos aqueles com pontuação abaixo da nota de corte ajustada para nível de escolaridade.

Resultados:

Amostra total de 2.593 idosos, sendo identificados 321 (12,38%) com a concomitância dos três diagnósticos (Grupo I) e 421 (16,23%) sem estes diagnósticos (Grupo II). No Grupo I, 28,04% apresentou baixo desempenho no MEEM e 17,58% no Grupo II (p<0,001). No Grupo I registrou-se maior proporção de mulheres, de idosos na faixa etária de 70 a 74 anos, de analfabetos e daqueles com menor renda mensal. Também neste Grupo registrou se maior ocorrência de baixo desempenho cognitivo, 28,04% em comparação com 17,58% do Grupo II (p<0,001). As variáveis que se associaram a baixo desempenho cognitivo foram gênero feminino (OR2,43, p<0,001) e escolaridade (OR0,410, p<0,001), ou seja, a cada ano de escolaridade a chance de baixo desempenho cognitivo diminuía em 59%, sendo que a presença das três doenças e idade não se mostraram relevantes no modelo.

Conclusão:

O estudo demonstrou que ha associação entre comprometimento cognitivo e a presença das três doenças crônicas cardiovasculares e metabólicas mais comuns (HAS, DM, obesidade), porem, a escolaridade tem papel decisivo no desempenho cognitivo de idosos da comunidade.
Biblioteca responsável: BR25.1
Localização: BR25.1, B63r
Selo DaSilva