Your browser doesn't support javascript.
loading
Histological and Immunohistochemical Characteristics for Hereditary Breast Cancer Risk in a Cohort of Brazilian Women.
de Freitas, Renata Mendes; Guerra, Maximiliano Ribeiro; Fayer, Vívian Assis; Campos, Angélica Atala Lombelo; Cintra, Jane Rocha Duarte; Warren, Joan; Ervilha, Rafaela Russi; de Paula, Camila Damasceno; Bustamante-Teixeira, Maria Teresa.
Afiliação
  • de Freitas RM; Department of Public Health, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brazil.
  • Guerra MR; Epidemiology of Congenital Malformations Laboratory, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Fayer VA; Department of Public Health, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brazil.
  • Campos AAL; Department of Public Health, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brazil.
  • Cintra JRD; Department of Public Health, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brazil.
  • Warren J; Oncology Institute, Hospital 9 de Julho, Juiz de Fora, MG, Brazil.
  • Ervilha RR; Independent Researcher, Washington, United States.
  • de Paula CD; Department of Public Health, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brazil.
  • Bustamante-Teixeira MT; Department of Public Health, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brazil.
Rev Bras Ginecol Obstet ; 44(8): 761-770, 2022 Aug.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-35468643
RESUMO
OBJETIVO: O presente estudo buscou caracterizar o perfil clínico, histológico e imunohistoquímico de mulheres com câncer de mama invasivo segundo o risco para a Síndrome de Predisposição Hereditária ao Câncer de Mama e Ovário em uma população brasileira. MéTODOS: Trata-se de um estudo retrospectivo realizado a partir de uma coorte hospitalar composta por 522 mulheres diagnosticadas com câncer de mama entre 2014 e 2016 assistidas em um centro de referência oncológica localizado na região sudeste brasileira. RESULTADOS: Entre as 430 mulheres diagnosticadas com câncer de mama invasivo que compuseram a população de estudo, 127 (29,5%) foram classificadas como de risco aumentado para a síndrome de predisposição hereditária ao câncer de mama e ovário. Verificou-se menor nível de escolaridade nas pacientes com risco aumentado (34,6%) quando comparadas àquelas consideradas como de risco habitual (46,0%). Quanto às características do tumor, as mulheres de risco aumentado apresentaram maiores percentuais de doença diagnosticada em estádio avançado (32,3%) e com tumores > 2cm (63,0%), com prevalência aumentada para ambas as características, quando comparadas àquelas de risco habitual. Ainda nas mulheres de risco aumentado, foram encontrados maiores percentuais de GH3 (43,3%) e Ki-67 ≥ 25% (64,6%), com prevalência cerca de duas vezes maior neste grupo. A presença de tumores triplo-negativos foi observada em 25,2% nas mulheres de risco aumentado e 6,0% nas mulheres de risco habitual, com prevalência de ausência de biomarcadores 2,5 vezes maior entre as mulheres do grupo de risco aumentado. CONCLUSãO: A partir dos critérios clínicos rotineiramente utilizados no diagnóstico do câncer de mama, a prática assistencial do aconselhamento genético para as pacientes com risco aumentado de câncer de mama hereditário em contextos como o do Brasil ainda é escarça.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Neoplasias Ovarianas / Neoplasias da Mama Tipo de estudo: Etiology_studies / Observational_studies / Risk_factors_studies Limite: Female / Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Rev Bras Ginecol Obstet Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Neoplasias Ovarianas / Neoplasias da Mama Tipo de estudo: Etiology_studies / Observational_studies / Risk_factors_studies Limite: Female / Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: En Revista: Rev Bras Ginecol Obstet Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Article