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Effects of cognitive interventions with video games on cognition in healthy elderly people: a systematic review.
Ishibashi, Graciela Akina; Santos, Gabriela Dos; Moreira, Ana Paula Bagli; Verga, Cássia Elisa Rossetto; Silva, Guilherme Alves da; Ordonez, Tiago Nascimento; Moraes, Luiz Carlos de; Lessa, Patrícia Prata; Brucki, Sonia Maria Dozzi; Silva, Thais Bento Lima da.
Afiliação
  • Ishibashi GA; Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Departamento de Gerontologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Santos GD; Instituto Supera de Educação, São José dos Campos SP, Brazil.
  • Moreira APB; Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Departamento de Gerontologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Verga CER; Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Grupo de Estudos de Treinamento Cognitivo, São Paulo SP, Brazil.
  • Silva GAD; Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Grupo de Estudos de Treinamento Cognitivo, São Paulo SP, Brazil.
  • Ordonez TN; Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Departamento de Gerontologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Moraes LC; Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Grupo de Estudos de Treinamento Cognitivo, São Paulo SP, Brazil.
  • Lessa PP; Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Departamento de Gerontologia, São Paulo SP, Brazil.
  • Brucki SMD; Universidade de São Paulo, Escola de Artes Ciências e Humanidades, Grupo de Estudos de Treinamento Cognitivo, São Paulo SP, Brazil.
  • Silva TBLD; Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Departamento de Gerontologia, São Paulo SP, Brazil.
Arq Neuropsiquiatr ; 81(5): 484-491, 2023 05.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37257469
RESUMO
ANTECEDENTES: Atualmente, estão em alta estudos que utilizam video games para melhorar as funções cognitivas em idosos. OBJETIVO: Investigar e avaliar os efeitos de intervenções cognitivas com video games na cognição de idosos saudáveis publicadas nos últimos dez anos. MéTODOS: Estudo de revisão sistemática com análise qualitativa realizado entre julho e setembro de 2021, das bases de dados SciELO, LILACS e MEDLINE. RESULTADOS: Foram identificados 262 estudos na busca inicial. Após a exclusão de estudos duplicados, análise dos títulos e resumos, e análise integral dos estudos, nove estudos foram incluídos na revisão. Os objetivos de alguns estudos incluíam investigar os efeitos na cognição de programas de treino cognitivo (TC) com video games comparados aos de programas com jogos de entretenimento ou com jogos com baixa intensidade de TC. Apesar do crescente número de estudos, muitos centravam-se na reabilitação cognitiva em idosos com algum comprometimento cognitivo e poucos realizaram o treino em idosos saudáveis. CONCLUSãO: Pelos estudos analisados, as intervenções de TC com video games apresentaram melhorias significativas na velocidade de processamento (VP) e na memória operacional (MO); por outro lado, não foram observadas melhorias nas funções executivas.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Jogos de Vídeo / Disfunção Cognitiva Tipo de estudo: Qualitative_research / Systematic_reviews Limite: Aged / Humans Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: Jogos de Vídeo / Disfunção Cognitiva Tipo de estudo: Qualitative_research / Systematic_reviews Limite: Aged / Humans Idioma: En Revista: Arq Neuropsiquiatr Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article