Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Brasil

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O impacto da participação em Universidade Aberta à Terceira Idade no desempenho cognitivo / The impact of participation in the Third Age University incognitive performance

Kissaki, Priscilla Tiemi; Lima-Silva, Thaís Bento; Ordonez, Tiago Nascimento; Melo, Ruth Caldeira de; Batistoni, Samila Sathler Tavares; Domingues, Marisa Acciolly; Lopes, Andrea; Yassuda, Mônica Sanches; Cachioni, Meire.
Rev. Kairós; 15(14,n.esp): 71-87, dez. 2012. tab
Artigo em Português | Index Psicologia - Periódicos técnico-científicos | ID: psi-63869
Este estudo investigou se a participação de idosos em uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) pode contribuir para a manutenção do desempenho cognitivo. Foram entrevistados 180 idosos no início do primeiro ou do segundo semestres de 2010 e após seis meses de participação. Foram utilizadas questões sociodemográficas, a Escala de Depressão Geriátrica, o Mini-Exame do Estado Mental, a Fluência Verbal categoria animais, o Short Cognitive Test e o tempo de participação na UnATI EACH-USP. Os resultados do pré-teste confirmaram dados prévios sobre o impacto da escolaridade, idade e renda no desempenho cognitivo. Os dados de evolução indicaram que os idosos apresentaram melhor desempenho em tarefa de memória episódica no pós-teste. Os dados sugerem que a participação na UNATI pode favorecer a manutenção das habilidades cognitivas.(AU)
Biblioteca responsável: BR195.3
Selo DaSilva