Your browser doesn't support javascript.
loading
Como diagnosticar o bruxismo na infância?
Pergunta e resposta em Português | SOF - Segunda opinião formativa | ID: sof-44373

O diagnóstico do bruxismo do sono, em crianças, depende inicialmente do relato dos responsáveis, durante a anamnese odontológica, de sons produzidos como resultado do aperto durante a noite, bem como de sensibilidade dos dentes aos alimentos quentes ou frios, dor facial, dor de cabeça ou desconforto matinal queixados pelo paciente infantil. Ao exame clínico intra e extraoral, a presença de sinais, como possível desgaste ou fratura de estruturas dentárias, mobilidade dentária e a observação de outras evidências clínicas, tais como hipertrofia dos músculos mastigatórios, dor na articulação temporomandibular ou fadiga nos músculos mastigatórios, pode auxiliar o dentista no diagnóstico desta condição(1).

O relato dos pais/responsáveis acerca da história médica da criança, ou ainda, a investigação de características comportamentais da criança, como o traço de personalidade ansiosa, a qualidade do sono, possíveis hábitos associados, como roer unhas e mordiscar objetos, além do uso frequente de dispositivos eletrônicos à noite fornecerá pistas ao dentista, auxiliando-o no diagnóstico. Um diário que fique em local próximo à cama da criança para ser preenchido pelos pais, logo ao despertar acerca do sono de seus filhos constitui-se numa ferramenta importante para um diagnóstico adequado.

Para a averiguação  de  sinais  e  sintomas  do  bruxismo,  a  aplicação  de  questionários  para  os  pais  e  cuidadores tem sido utilizada, mas têm a desvantagem de a  informação obtida  ser  de  natureza  subjetiva,  pois,  muitas  vezes,  os  responsáveis  dormem  em  ambientes afastados das crianças e não percebem adequadamente os ruídos, porém, os dados obtidos através destes são de suma importância para o  diagnóstico  do  bruxismo  infantil,  visto  que  os  sons são indícios da presença deste distúrbio(2).

Métodos  complementares  como  a  polissonografia e  a  avaliação  eletromiográfica também podem ser utilizados no diagnóstico do bruxismo do sono. A  polissonografia é considerada o método padrão-ouro, monitora  todos  os  eventos que ocorrem durante o sono, como a atividade muscular, por meio de eletromiografia (EMG) dos músculos mastigatórios temporal e masseter, incluindo eletroencefalograma, eletrocardiograma,  um registro da sensibilidade térmica (monitorização do fluxo de ar) e simultaneamente uma gravação audiovisual, mas possui custo elevado e, por se tratar de  crianças,  difícil  manejo(3,4).

A associação do relato dos pais/questionário com o exame clínico é o método de diagnóstico para o bruxismo infantil mais utilizado e relatado na literatura científica(3).

Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: SOF - Segunda opinião formativa Idioma: Português Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Pergunta e resposta

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: SOF - Segunda opinião formativa Idioma: Português Ano de publicação: 2021 Tipo de documento: Pergunta e resposta