Your browser doesn't support javascript.
loading
Quais são as causas e manifestações clínicas das infecções oculares?
Pergunta e resposta em Português | SOF - Segunda opinião formativa | ID: sof-45566
As infecções oculares têm como agentes etiológicos vírus, bactérias, fungos e parasitas.  Apresentam-se com diferentes manifestações clínicas, dependendo do tecido ou da estrutura ocular comprometida. As principais manifestações clínicas estão apresentadas no Quadro 1.

Quadro 1. Agentes Etiológicos e Manifestações Clínicas

Conjuntivites virais causam aproximadamente 80% dos casos de conjuntivite infecciosa aguda em adultos, mas menos de 20% em crianças. Os adenovírus são responsáveis por 65 a 90% dos casos e o tratamento é de suporte. A conjuntivite bacteriana é potencialmente mais grave ocorrendo principalmente em crianças. A principal causa de cegueira é decorrente da infecção pela bactéria Chlamydia trachomatis tracoma.
 
Ceratites se manifestam clinicamente como um processo inflamatório e úlceras de córnea, que podem ser causadas por infecções virais – mais comum o herpes simples e herpes zoster, e infecções microbianas (bacterianas, fúngicas ou parasitárias).  A ceratite microbiana é quinta principal causa de cegueira em todo o mundo.
 
Endoftalmite pode ter causa endógena que é resultante da bacteremia ou fungemia ou   exógena decorrente a contaminação após cirurgia ocular, injeções intravítreas, trauma penetrante ou ceratite.
Uveíte infeciosa é uma importante causa de cegueira em todo o mundo. Mais de 50% dos casos de uveíte posterior são devidos a infecção. A toxoplasmose é o agente etiológico mais frequente.
                                   
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: SOF - Segunda opinião formativa Idioma: Português Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Pergunta e resposta

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: SOF - Segunda opinião formativa Idioma: Português Ano de publicação: 2024 Tipo de documento: Pergunta e resposta