Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Polymorphisms of leptin, beta-lactoglobulin and pituitary transcription factor have no effect on milk characteristics in crossbred cows / Polimorfismos da leptina, beta-lactoglobulina e fator de transcrição da hipófise não afetam as características do leite em vacas mestiças

Ferreira, J. B; Guilhermino, M. M; Leite, J. H. G. M; Sousa, J. E. R; Araújo, B. V. S; Vasconcelos, A. M; Lara, M. A. C; Façanha, D. A. E.
Arq. bras. med. vet. zootec. (Online); 71(2): 715-719, mar.-abr. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1038591

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar polimorfismos genéticos de leptina, ß-lactoglobulina e fator de transcrição pituitária (PIT1) e avaliar seus efeitos na composição química e na contagem de células somáticas de leite de vacas leiteiras mestiças que vivem em um clima quente. Um total de 291 vacas leiteiras mestiças foram investigadas. Foram coletadas amostras de sangue para extração de DNA e amostras de leite. As amostras foram classificadas em três grupos genéticos: 12/ (42), 34/ (83) e 78/ (166) Holandês x Guzerá. As frequências de alelos e genótipos foram determinadas e o equilíbrio Hardy-Weinberg foi avaliado. Foram realizadas análises da composição do leite (gordura, proteína, lactose e extracto seco desengordurado), contagem de células somáticas e rendimento leiteiro. Os grupos genéticos e os polimorfismos genéticos para cada gene foram utilizados como efeitos fixos na análise. O único polimorfismo encontrado em equilíbrio de Hardy-Weinberg foi para o genótipo da ß-lactoglobulina. No presente estudo, era esperado que a maioria das variáveis de composição variasse entre os genótipos. Já se sabe que os cruzamentos dão origem a animais com características fenotípicas e genotípicas. No entanto, os polimorfismos não influenciaram a composição e a qualidade do leite nas vacas 12/ , 34/ e 78/ Holstein x Guzerá mantidas em um clima quente.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1