Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Identification of equine herpesvirus type 1 as cause of abortion in mares in Southern Brazil / Identificação do herpesvirus equino tipo 1 como causa de abortos em éguas no sul do Brasil

Estima-Silva, P; Riet-Correa, F; Coelho, A. C. B; Echenique, J. V. Z; Marcolongo-Pereira, C; Lima, M; Diel, D. G; Schild, A. L.
Arq. bras. med. vet. zootec. (Online); 71(4): 1421-1424, jul.-ago. 2019. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1038621

Resumo

Foi realizado um estudo retrospectivo dos casos suspeitos de aborto por herpesvírus equino observados na região sul do Rio Grande do Sul entre 1978 e 2016. Foram revisados os protocolos de necropsia do Laboratório Regional de Diagnóstico da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas resgatando-se os dados epidemiológicos, lesões macroscópicas e histológicas de cada caso. Foram observados dois surtos da enfermidade com prevalência entre 5,7% e 50% nos diferentes estabelecimentos, e dois casos individuais. Em todos os casos foram enviados fragmentos de órgãos fetais formolizados. Histologicamente, em todos os casos foram observados focos de necrose no fígado, pulmão e baço e presença de corpúsculos de inclusão acidofílico em hepatócitos, células epiteliais pulmonares e leucócitos. A imuno-histoquímica utilizando anticorpo policlonal comercial para herpesvirus equino-1 (EHV-1) revelou marcação positiva em todos os casos. Além disso, foi extraído DNA dos tecidos emblocados em parafina dos casos e submetidos à técnica de nested-PCR seguida de sequenciamento genômico dos amplicons em duas amostras. Estes achados indicam, que EHV-1 deve ser considerado como diagnóstico diferencial em casos de aborto em equinos no sul do Rio Grande do Sul.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1