Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Transrectal endoscopy with three different techniques of rectal suture associate: NOTES survival study with liver biopsy in a swine model / Endoscopia transretal para biópsia hepática associada com três diferentes técnicas de sutura retal: estudo da NOTES em modelo experimental suíno

Trindade, A. B; Beck, C. A. C; Ataíde, M. W; Schiochet, F; Gerardi, D. G; Brun, M. V; Driemeier, D; Zlotowski, P; Cardoso, M. R. I; Cirne-Lima, E. O; Contesini, E. A.
Arq. bras. med. vet. zootec; 67(4): 1188-1192, July-Aug. 2015. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1095959

Resumo

A cirurgia endoscópica por orifícios naturais (NOTES) representa um novo conceito de cirurgia, caracterizada por ausência de incisões abdominais. Os acessos mais comumente usados são o transvaginal e o transgástrico. Entretanto, as rotas transcolônica e transretal representam alternativas promissoras. O presente estudo objetiva avaliar três diferentes técnicas de sutura retal em três suínos submetidos a NOTES transretal para biópsia hepática, avaliando-se concomitantemente as repercussões clínicas e hematológicas. Sob anestesia geral, foi realizada uma incisão transversal no reto para a passagem do endoscópio até a cavidade abdominal em todos os animais para a realização da biópsia hepática. Cada animal recebeu um tipo de sutura retal: sutura em dois planos; reforço com tela de polipropileno ou reforço com membrana de pericárdio bovino. A NOTES transretal em modelo experimental suíno não apresentou implicações clínicas e hematológicas importantes, o que demonstra um acesso alternativo para biópsia hepática. Nenhum animal apresentou sinais de peritonite, aderências ou deiscência de pontos. O uso de reforço com pericárdio bovino para a sutura retal apresenta um atraso na cicatrização quando comparado com a sutura convencional ou com o uso de tela de polipropileno.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1