Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Parasitism by Paratanaisia bragai (Digenea, Eucotylidae) in commom waxbill (Estrilda astrild) / Parasitismo por Paratanaisia bragai em bico-de-lacre (Estrilda astrild)

Tavela, A. O; Carretta Junior, M; Oliveira, A. R; Carneiro, F. T; Silva, V. H. D; Braga, F. R; Peixoto, J. V; Carvalho, G. D; Araújo, J. V; Paula, T. A. R.
Arq. bras. med. vet. zootec; 66(4): 1276-1280, 08/2014. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1096005

Resumo

O trematodeo digenético Paratanaisia bragai é descrito como parasito dos túbulos coletores renais e ureteres de aves. Esse helminto é usualmente pouco patogênico para a maioria dos hospedeiros; porém, em altas cargas parasitárias e em animais mais suscetíveis, pode causar sérios danos que resultam em apatia, perda de peso, desidratação e até mesmo a morte. O presente trabalho objetivou relatar pela primeira vez o trematoide P. bragai parasitando os rins de um passeriforme da espécie Estrilda astrild, conhecido popularmente como bico-de-lacre, de distribuição cosmopolita. A partir da análise histopatológica dos rins da ave, observou-se a presença dos vermes adultos e de ovos, grande dilatação dos ductos coletores renais, destruição e achatamento das células epiteliais de revestimento e, ao redor dos parasitos, observou-se moderada reação inflamatória. Os autores sugerem que a infecção pode ter sido acidental, uma vez que os moluscos terrestres que servem de hospedeiros intermediários para P. bragai não fazem parte da dieta natural descrita para os bico-de-lacre. Os resultados encontrados no presente estudo confirmaram um bico-de-lacre como possível hospedeiro de P. bragai, acrescentando essa espécie de ave e possivelmente todo o grupo dos passeriformes na epidemiologia da infecção por esse trematoide.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1