Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Evaluation of propanediol and cobalamin metabolism in the intestinal colonization and systemic invasion of Salmonella Enteritidis in laying hens / [Avaliação do metabolismo do propanodiol e da cobalamina na colonização intestinal e na infecção sistêmica de Salmonella Enteritidis em poedeiras]

Paiva, J. B; Denadai, J; Almeida, A. M; Barrow, P. A; Barbosa, F. O; Alves, L. B. R; Saraiva, M. M. S; Oliveira, C. J. B; Berchieri Júnior, A; Freitas Neto, O. C.
Arq. bras. med. vet. zootec. (Online); 72(6): 2391-2396, Nov.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1142301

Resumo

Embora Salmonella Enteritidis (SE) seja capaz de metabolizar 1,2-propanodiol (1,2-Pd), utilizado como fonte de carbono e de energia ao longo de uma rota dependente de vitamina B12, a importância deste composto na infeção de Gallus gallus domesticus por SE permanece desconhecida. No presente estudo, foram construídos um mutante de SE sem os genes pduCDE, que codifica a propanodiol desidratase (Pdu), e outro contendo as deleções no pduCDE e também nos genes cobS e cbiA, responsáveis pela síntese de vitamina B12. Em seguida, avaliou-se a importância do metabolismo do 1,2-Pd em SE para colonização intestinal de infecção sistêmica de poedeiras comerciais. As estirpes mutantes de SE foram capazes de colonizar o intestino, de serem excretadas nas fezes e de invadir o baço e o fígado na mesma intensidade que a estirpe selvagem, o que sugere que os produtos dos genes pduC, pduD, pduE, cobS e cbiA não são essenciais durante infecção por Salmonella Enteritidis nessa espécie.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1